Estudantes da UFLA participam de workshop na USP sobre uso de laser

Os estudantes Henrique Barbosa, Caroline Faria e Lucas Tiago (Engenharia de Controle e Automação), Murilo Risso (Engenharia Agrícola) e Ellem Waleska (Pós-Doutorado em Engenharia Agrícola) durante o evento

Estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Lavras (UFLA), atuantes no programa de iniciação científica do Centro de Desenvolvimento de Instrumentação Aplicada à Agropecuária (Cedia/UFLA), participaram nos dia 13 e 14 de março do “Workshop on Laser Diagnostics”, realizado pelo Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

A viagem foi teve a orientação do professor Roberto Alves Braga Júnior, com a intenção de proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer e debater sobre as técnicas avançadas de diagnóstico dos processos de combustão e turbulência em fluidos com o uso de laser.

No primeiro dia do workshop, os pesquisadores Kim Jensen, da Dinamarca, e Jimmy Olofsson, da Suécia, abordaram os fundamentos básicos e avançados do laser com foco na Velocimetria por Imagem de Partículas e Fluorescência Induzida por Laser. O segundo dia foi dedicado aos experimentos práticos no Laboratório de Engenharia Térmica e Ambiental.

Na avaliação do professor Roberto Braga, o Workshop foi muito interessante e importante para o campo de atuação dos estudantes, uma vez que o evento abordou o tema de um projeto em desenvolvimento na Universidade, possibilitando o contato com pesquisadores de referência. Para ele, é importante a UFLA ser representada em um evento de grande relevância científica.