Professores da UFLA aprovam 12 projetos de Pesquisa em Educação Básica

25.03 educação básicaA Universidade Federal de Lavras (UFLA) teve 12 projetos aprovados no edital conjunto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), lançado para apoiar financeiramente projetos de pesquisa e de inovação que permitam criar estratégias diferenciadas de ensino e aprendizagem. Ao todo, foram aprovadas 122 propostas, que juntas somam mais de R$ 8 milhões em investimentos.

A iniciativa também visa a desenvolver políticas de formação docente para a elaboração de estratégias e orientações sobre o uso de tecnologias na prática pedagógica, nos diversos campos do conhecimento, em questões relacionadas à educação básica das redes públicas de ensino de Minas Gerais.

Somados, s projetos da UFLA terão um recurso de R$ 883.372,79.

Veja os projetos aprovados:

  • Mauricéia Silva de Paula Vieira (Letramento Digital: Diagnóstico sobre o Uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação no Ensino da Leitura em Escolas Públicas do Município de Lavras)
  • Celso Vallin (Gestão Pedagógica e Qualificação do Trabalho Docente no Ensino Médio)
  • Ulisses Azevedo Leitão (Estudo Longitudinal de Avaliação em Física e Matemática no Ensino Médio: Uma Proposta Teórico-Metodológica Inovadora de Investigação do Valor Agregado para Análise da Eficácia Escolar)
  • Ahmed Ali Abdalla Esmin (Proposta de Incorporação e Uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem e Ferramentas de Apoio à Colaboração em Escolas de Educação Básica Pública Mineira)
  • Carla Rodrigues Ribas (Caixa Mágica da Diversidade)
  • Andrea Portolomeos (Investigações Sobre Lacunas na Formação Literária do Estudante da Educação Básica e Sobre a Formação de Professores de Literatura)
  • Maria da Glória Bastos de Freitas Mesquita (O Uso da Robótica no Ensino da Matemática)
  • Antônio Marcelo Martins Maciel (Pesquisa Colaborativa em Aprendizagem Significativa e Ensino de Física por Projetos)
  • Ronei Ximenes Martins (Diagnóstico do Uso Educacional das Tecnologias Oferecidas pelo Proinfo nas Escolas Municipais de Varginha/Mg)
  • Fátima Maria de Souza Moreira (Microbiologia do Solo no Ensino Médio: Proposta de Formação Continuada de Professores de Biologia)
  • Jacqueline Magalhães Alves (Adolescência e Juventude na Relação Com o Ambiente: Conhecer e Cuidar Como Princípio de Identidade e Pertencimento)
  • Jerry Carvalho Borges (Desenvolvimento de Modelos Didáticos Tridimensionais para o Ensino de Biologia nas Escolas Públicas de Educação Básica Em Lavras, Minas Gerais)