Consórcio Pesquisa Café lança edital para seleção de projetos de pesquisa

As pré-propostas devem ser enviadas por meio informatizado até 1º de maio

19.03 Consórcio Pesquisa CaféA Embrapa Café acaba de lançar o edital para seleção de propostas para apoio financeiro a projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em áreas estratégicas de acordo com os objetivos do programa de pesquisa do Consórcio Pesquisa Café e regras do Sistema Embrapa de Gestão – SEG. As instruções e documentações pertinentes a esta chamada estão disponíveis no site do Consórcio Pesquisa Café.

Nessa chamada, as áreas priorizadas são “Sustentabilidade da cafeicultura de montanha”, “Mão de obra escassa e de alto custo”, “Estresses bióticos e abióticos”, “Qualidade e Marketing para rentabilidade” e “Deficiência dos processos de transferência de tecnologia”, cujas propostas deverão ser direcionadas para um dos macroprogramas que estruturam o SEG da Embrapa: Competitividade e Sustentabilidade – Macroprograma 2; Desenvolvimento Tecnológico Incremental do Agronegócio – Macroprograma 3 e Transferência de Tecnologia e Comunicação Empresarial – Macroprograma 4.

Essa seleção de projetos compõe uma estratégia de fortalecimento da cafeicultura e do novo sistema de governança do Consórcio Pesquisa Café (confira na publicação Documentos 9) e foi elaborado a partir dos resultados do workshop Fortalecendo a Rede com Novos Projetos do Consórcio Pesquisa Café (confira em Documentos 11).

“O objetivo é viabilizar ações e soluções tecnológicas que contribuam para o desenvolvimento científico-tecnológico do agronegócio café no Brasil, com competitividade e lucratividade do setor, pelo aumento da produtividade, redução de custos e transferência da tecnologia e produtos gerados no âmbito do Consórcio”, informa o gerente geral da Embrapa Café, Gabriel Bartholo.

Para o professor da UFLA, Rubens José Guimarães, representante institucional da UFLA no Consórcio Pesquisa Café, essa é uma ótima oportunidade para as instituições que trabalham com café no País exercitarem a pesquisa em rede, visando a otimizar os recursos e a maximizar os resultados para solução imediata de problemas da cafeicultura nacional. Além disso, destaca que as áreas priorizadas no Edital foram apresentadas pelas representações mais legítimas da cafeicultura brasileira, em workshop realizado para este fim.

Prazos – O edital é composto por duas fases: pré-proposta e proposta. A data-limite para envio de pré-propostas via sistema informatizado é 1º de maio, sendo divulgados os resultados das análises até 31 de maio. As pré-propostas selecionadas deverão ser transformadas em propostas e enviadas até 1º de julho. A divulgação dos resultados das análises das propostas será feita até 31 de julho e a incorporação de sugestões até 30 de agosto. O resultado final será divulgado até 16 de setembro.

Normas gerais – Podem submeter propostas de projetos de PD&I a essa chamada, na qualidade de Líder de Projeto, pesquisadores das instituições parceiras do Consórcio Pesquisa Café, com vinculação formal a qualquer de suas unidades de Pesquisa.

Valores e despesas – O valor indicativo para o orçamento anual dos projetos dessa chamada é de R$ 150.000,00 por ano para projetos dos macroprogramas “2 – Competitividade e Sustentabilidade” e “4 – Transferência de Tecnologia e Comunicação Empresarial” com vigência máxima de 48 (quarenta e oito) meses. E de R$ 100.000,00 por ano para projetos do macroprograma 3 – Desenvolvimento Tecnológico Incremental com vigência máxima de 24 (vinte e quatro) meses.

Poderão ser apoiadas despesas de custeio como passagens e diárias de viagens; insumos técnicos e materiais de consumo; treinamentos de curta duração, participação em congressos nacionais e eventos similares (inscrição, passagens, diárias); contratação de serviços de terceiros (pessoa jurídica e pessoa física). E ainda despesas adicionais com bolsas e auxílio do Consórcio em até 25% do valor total do projeto.

Consórcio Pesquisa Café – Congrega instituições de pesquisa, ensino e extensão localizadas nas principais regiões produtoras do País. Seu modelo de gestão incentiva a interação das instituições e a otimização de recursos humanos, físicos, financeiros e materiais. Foi criado por dez instituições: Universidade Federal de Lavras – UFLA, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig, Instituto Agronômico – IAC, Instituto Agronômico do Paraná – Iapar, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro –Pesagro-Rio e Universidade Federal de Viçosa – UFV.

Adaptado do texto de Flávia Bessa, com informações da Gerência de Pesquisa e Desenvolvimento – Site: www.embrapa.br/cafe