Cria Lavras inspira projeto em Maceió e tem esportistas contemplados com Bolsa-Atleta

Oito esportistas vinculados ao projeto da UFLA receberão apoio do Ministério do Esporte

Pâmela André, revelação do Cria no salto em distância
Pamela André, revelação do Cria no salto em distância

O mês de fevereiro foi de ótimas novidades para o Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (Cria Lavras), parceria entre a UFLA e a Prefeitura Municipal: o projeto foi utilizado como modelo para a implementação do Cria Maceió. No final do mês, o coordenador do Cria Lavras, professor Fernando Roberto de Oliveira, participou de reuniões com representantes das Secretarias do Esporte e Educação de Maceió e de Alagoas, e professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O projeto, na capital alagoana, foi lançado e se constituirá como uma ação integrada dos Departamentos de Educação Física e de Nutrição da Ufal, com a colaboração do professor Fernando. Além disso, o formando do curso de Educação Física da UFLA Francisco de Assis Manoel será contratado como treinador e responsável técnico das atividades do Cria Maceió. Em Alagoas, as atividades terão vertentes competitivas e não competitivas, realizadas em áreas de maior carência da capital.

Bolsa-Atleta

Outra novidade divulgada em fevereiro foi a relação dos atletas incluídos no programa de bolsas do Ministério do Esporte, referente ao exercício de 2012. Oito esportistas do Cria Lavras foram incluídos nessa lista, devido a ótimos resultados alcançados em 2011: Althiene dos Santos, Althieres dos Santos, Álvaro Campos, Chrystian de Paula, Jenifer Nicole Norberto, Pamela André, Pedro de Oliveira e Sarah de Paula. Nesta edição, é possível que os atletas recebam incentivos além dessa bolsa, como de outros programas municipais e estaduais.

Vínculo com a Secretaria de Educação

A Prefeitura Municipal de Lavras deslocou o Cria para a Secretaria de Educação. Com isso, espera-se incrementar a cultura esportiva escolar, expandir a inserção de jovens no programa e obter maior coerência entre as ações da UFLA e da Prefeitura. A equipe técnica está reorganizando as atividades para os estudantes lavrenses e regionais.