Pesquisa de mercado aponta ações da UFLA como melhores ideias de cultura e esporte em 2012

29.01 teatro mágicoO show do grupo Teatro Mágico, que marcou a programação de aniversário de 104 anos da Universidade Federal de Lavras e 25 anos da Rádio Universitária FM, em setembro de 2012, foi considerada a melhor ideia de cultura de Lavras em 2012. Além de ter sido uma atração que agradou a um público de diferentes faixas etárias, foram arrecadados mais de quatro mil e quinhentos quilos de alimentos não perecíveis, que foram doados para entidades filantrópicas.

O projeto CRIA Lavras(Centro Regional de Atletismo – UFLA/Prefeitura de Lavras), recentemente transformado em Centro de Descobertas de Talentos, projeto da Caixa Econômica Federal em conjunto com a Confederação Brasileira de Atletismo, foi considerada a melhor ideia de esporte. O projeto, que tem como coordenador o professor de Educação Física da UFLA Fernando Roberto de Oliveira, reúne 60 atletas de competição e oferece treinamento a 110 crianças na UFLA e 450 crianças de 18 escolas de Lavras.

Cultura e esporte destacaram a UFLA na pesquisa realizada no final de 2012, a pedido da empresa lavrense Ideia Brasil Publicidade, idealizada para identificar as melhores ideias de Lavras em nove categorias: gastronomia, moda, cultura, entretenimento, responsabilidade social, responsabilidade ambiental, esporte, saúde e educação.

A pesquisa foi realizada pela UFLA Júnior Consultoria Administrativa, composta por estudantes do curso de Administração da Universidade Federal de Lavras e coordenada por professores do Departamento de Administração e Economia (DAE). Foram realizadas 465 entrevistas em diferentes áreas da cidade de Lavras, sendo os dados tabulados e analisados no software de análise estatística SPSS, com a geração de tabelas e gráficos para facilitar a compreensão dos resultados.

Cultura

Na avaliação da vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende von Pinho, a pesquisa vem confirmar que a Universidade está no caminho certo quando investe em atividades culturais e na aproximação com a sociedade de seu entorno. “Nos últimos anos, a UFLA tem realizado eventos culturais e sociais, em parceria com instituições públicas e privadas, buscando-se maior integração da Universidade com a comunidade interna e externa”, comentou.

O reitor, professor José Roberto Scolforo,  destacou as ações previstas para 2013, incluindo o início das construções de duas grandes obras na UFLA, o Centro de Eventos e o Centro de Cultura, que vai abrigar um teatro e espaço para exposições. Além disso, estão sendo definidas as ações para o desenvolvimento dos projetos museológico e museográfico, que visam a restruturação do Museu Bi-Moreira e Museu de História Natural. Existem ainda surpresas para a semana de aniversário da UFLA, em setembro, quando será realizada a Semana de Ciência, Cultura e Arte na programação do Congresso Nacional de Biodiversidade.

Esporte

29.01 cria lavrasCredibilidade. Para Fernando Oliveira, idealizador e coordenador do CRIA Lavras, esta é a palavra-chave que justifica o resultado da pesquisa e sinaliza que a sociedade de Lavras reconhece a amplitude do projeto, em especial, o aspecto social. Em sua avaliação, além da credibilidade, que é um aspecto fundamental para a conquista de novos sonhos, o reconhecimento representa um resgate da história da cidade com relação ao atletismo, tendo sido considerada berço de grandes atletas no passado.

Em reconhecimento ao desempenho dos atletas do CRIA Lavras e ao apelo social que envolve o projeto, a UFLA aprovou recentemente, no Ministério dos Esportes, recursos para a construção de uma pista de atletismo profissional, com conclusão da obra prevista para o segundo semestre de 2013.

Para o reitor,  a equipe do CRIA Lavras tem atletas promissores ao sonho olímpico. “Trata-se de um projeto exemplar e teremos satisfação em buscar meios para que o novo centro de treinamento seja adequado para a revelação de talentos e também para o melhor rendimento dos atletas já revelados”, considerou.