UFLA mobiliza sociedade para ajudar na busca por servidor desaparecido

14.01 amauriA Direção Executiva da Universidade Federal de Lavras (UFLA) conclama a população de Lavras e região para ajudar nas buscas e informações para a resolução do caso que envolve o desaparecimento do servidor Amauri Cléo Matos (51 anos), motorista da Universidade. A TV Universitária e a Rádio Universitária mobilizam a sociedade para novas informações. A Polícia Civil instaurou inquérito nesta segunda-feira e o delegado Lucas Romão preside as apurações do caso. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros também participam das buscas.

Amauri está desaparecido desde sexta-feira à noite, quando viajava de Itumirim para Lavras, no Sul de Minas. Três menores foram apreendidos no sábado com o carro do motorista (marca Fox, que teve as placas traseira e dianteira arrancadas). Havia sangue nos bancos, porta e teto do veículo. Um dos menores assumiu ter pegado carona com Amauri e confirmou a agressão ao motorista. As informações foram confirmadas pelo delegado regional Carlos Camargo, que também acompanha o caso.

O carro foi encontrado na manhã de sábado (12), quando policiais militares faziam um patrulhamento no Bairro Pitangui, em Lavras. Ao tentar abordar os ocupantes, o motorista fugiu em alta velocidade. Durante a perseguição, os três menores fugiram a pé por um matagal. O menor J. C. E, de 17 anos, se entregou à Polícia Militar e está detido no Presídio de Lavras, os outros ocupantes do carro, ambos de 16 anos, foram apreendidos e liberados, pois não há indícios do envolvimento deles no ato infracional.

O reitor da Universidade, professor José Roberto Scolforo, pediu às autoridades policiais que deem atenção especial ao caso. Equipes de segurança da UFLA ajudam nas buscas. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários também acompanha as investigações e presta solidariedade à família do servidor.

Amauri Matos é servidor federal da UFLA desde dezembro de 1989.

SiSU divulga selecionados em primeira chamada

A espera pelo resultado do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) acabou: o Ministério da Educação (MEC) divulgou, no dia 14, os aprovados para o primeiro semestre de 2013. As listas de aprovados, em ordem alfabética, para os 23 cursos da UFLA podem ser acessadas mediante o preenchimento do formulário on-line neste endereço: http://www.sisu.mec.gov.br/selecionados. O portal permite fazer a busca por instituição, câmpus, curso e turno.

A matrícula dos aprovados será feita nos dias 18, 21 e 22 de janeiro. Para efetivar a matrícula, os candidatos aprovados em ampla concorrência devem preencher a ficha-cadastro (disponível em www.drca.ufla.br), imprimi-la e assiná-la, e enviar à Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) da UFLA com cópia dos documentos pedidos nesta lista. A documentação deve ser enviada via SEDEX com data de postagem até o dia 22 ou entregue no mesmo prazo no Setor de Atendimento da DRCA durante o prazo de matrícula.

O procedimento para os aprovados pelas cotas será presencial. O prazo também vai do dia 18 ao dia 22; porém, deverão preencher a ficha-cadastro (disponível em www.drca.ufla.br), imprimi-la, assiná-la e entregá-la, com a documentação pedida (veja a lista aqui), no Setor de Atendimento da DRCA no prazo da matrícula.

A segunda chamada do SiSU será em 28 de janeiro, com matrículas previstas para 1°, 4 e 5 de fevereiro. O estudante que não for chamado em nenhuma delas poderá manifestar interesse em participar da lista de espera no portal do SiSU, no prazo de 28 de janeiro a 8 de fevereiro. É de responsabilidade exclusiva do candidato o acompanhamento de eventuais convocações de lista de espera. Portanto, fique atento ao portal do SiSU e ao endereço da Dips sobre convocações e eventuais alterações no processo seletivo.

Para consultar a relação dos cursos e vagas oferecidas na UFLA e outros detalhes sobre o SiSU, consulte a página da Diretoria de Processos Seletivos (Dips): http://www.dips.ufla.br/copese/processoDetail.asp?id=68

SiSU na UFLA

A UFLA disponibiliza 60% das vagas do 1º semestre para os concorrentes do SiSU – ou seja, 615 vagas, em 23 cursos de graduação presencial. Dessas vagas, 531 são para ampla concorrência e 84 reservadas pela Lei 12.711, a Lei de Cotas. No Brasil, 101 instituições públicas de educação superior selecionarão estudantes por meio do Sistema, somando 129.279 vagas em 3.751 cursos.

Confira aqui as instruções de matrícula.

Veja aqui o cronograma do SiSU 2013/1.