UFLA aprova 53 projetos no Edital Universal da Fapemig com recursos da ordem de 1,5 milhão

02.01 nova_logoA Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) divulgou no final de dezembro de 2012 o resultado do Edital Universal, que teve 825 propostas aprovadas, com recursos superiores a R$23 milhões de reais. A Universidade Federal de Lavras (UFLA) teve 53 projetos aprovados, representando um aporte de recursos da ordem de 1,5 milhão de reais.

Na avaliação do reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, esse resultado enfatiza o esforço do corpo docente na proposição e condução de projetos que contribuem para ampliar as fronteiras do conhecimento em áreas estratégicas, reforçando a excelência da Universidade no que tange à pesquisa. Também deve ser destacado o suporte da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) durante todo o processo de elaboração e encaminhamento das propostas.

O Edital Universal é um dos mais esperados no meio científico do Estado, por oferecer apoio a projetos desenvolvidos em todas as áreas do conhecimento e reunir o maior volume de recursos. Ele concede ao pesquisador a liberdade de propor o tema e permite melhor estruturação de laboratórios de pesquisa, inclusive, o custeio de material bibliográfico.

As propostas recebidas passam pela análise das Câmaras de Assessoramento da Fapemig, distribuídas entre todas as áreas do conhecimento, que as julgam, classificam e recomendam. São mais de 90 doutores especialistas nas modalidades dos projetos submetidos, que se dividem em oito câmaras de assessoramento: Agricultura; Medicina Veterinária e Zootecnia; Ciências Biológicas e Biotecnologia; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e dos Materiais; Recursos Naturais, Ciências e Tecnologias Ambientais; Ciências Sociais, Humanas, Letras e Artes; e Arquitetura e Engenharias. As propostas são classificadas e as de maior nota contratadas dentro do limite de recursos disponíveis.

Para conhecer a lista completa de propostas aprovadas no edital Universal 2011, clique aqui.

Veja abaixo as propostas da UFLA aprovadas: