Dicas de português – 13/12/2012

Verbo Sobressair

É muito comum ouvirmos esse verbo usado com pronome: Ela se sobressai em tudo que faz. Eles se  sobressaíram no curso).

O verbo sobressair NÃO é usado com pronome: Naomi Campbell sobressai (não diga se sobressai) no fechado clube das top models.

Enfarto, enfarte ou infarto?

As três estão dicionarizadas.  Você escolhe.

Mas, atenção: Infarte (que é o que nós mais ouvimos) não existe.

Aos domingos ou nos domingos?

AOS DOMINGOS significa TODOS OS DOMINGOS. Vou à missa aos domingos. O comércio abre aos domingos.

A preposição EM (no sábado, na segunda) dá o seguinte recado: o fato ocorrerá uma só vez ou de vez em quando. João se casa no sábado. O filho deles nasceu na quarta-feira.

A língua é um sistema de possibilidades. Tem jeitos diferentes de dizer a mesma coisa. Você pode escolher: Vou à missa aos domingos. Vou à missa todos os domingos.

Para indicar ação que se repete regularmente, o pronome TODO(A) precisa estar no plural. E acompanhado do artigo OS, AS. Janto fora todos os sábados é a forma correta. Se você disser “Janto fora todo sábado”, sua mensagem será outra. Estará dizendo: “Janto fora qualquer sábado”.

Paulo Roberto Ribeiro