Controle Populacional de Caninos e Felinos é destaque 2012 no Conex

Cibele Aguiar

O trabalho da estudante Mariana de Souza Cabral, do 8º período do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras (UFLA), intitulado “Controle Populacional de Caninos e Felinos por Meio da Esterilização Cirúrgica”, foi selecionado como destaque do VII Congresso de Extensão (Conex), realizado de 26 a 30 de novembro, no Salão de Convenções da Universidade.

Sob a orientação da professora de Cirurgia Veterinária (DMV/UFLA) Gabriela Rodrigues Sampaio, a estudante apresentou uma análise do projeto desenvolvido na UFLA desde 2006, com o objetivo de realizar o controle populacional de animais pertencentes à população de baixa renda, de animais comunitários e de animais resgatados das ruas e mantidos por entidades de proteção animal e de protetores independentes.

Atendimentos humanitários no Hospital Veterinário da UFLA

O projeto de extensão prevê a realização de atendimentos clínicos pré-operatórios e procedimentos cirúrgicos de esterilização (orquiectomias e ovarioisterectomias), realizados no Hospital Veterinário da UFLA. Atualmente, são realizadas em média 20 cirurgias a cada mês e, segundo a análise da estudante, a demanda cresce a cada ano. Em seis anos de atuação, o projeto já atendeu a cerca de 1500 animais.

Na avaliação da professora Gabriela, a castração é uma das formas mais eficazes para reduzir abandono e maus-tratos aos animais, além de evitar doenças causadas pelo uso indiscriminado de fármacos anticoncepcionais. Na UFLA, todos os procedimentos são realizados segundos os preceitos da Organização Mundial da Saúde, que preconiza o controle da natalidade dos animais de companhia, sugerindo que sejam apreendidos de forma correta, moderna e humanitária, para fins de esterilização cirúrgica.

Além de o projeto ter cunho social, Gabriela Sampaio enfatiza que os procedimentos contribuem para a formação acadêmica do estudante de Medicina Veterinária, contribuindo para um perfil diferenciado no mercado de trabalho.

O Projeto também oferece informações sobre guarda responsável de animais de estimação, orienta os proprietários sobre cuidados necessários com seus animais e está desenvolvendo panfletos informativos para conscientizar a população sobre a importância da castração.

Saiba como participar do Projeto: Hospital Veterinário (35) 3829.1245 ou hospitalvet@dmv.ufla.br