UFLA se destaca internacionalmente na Ginástica Aeróbica

Delegação brasileira na competição

A equipe de Ginástica Aeróbica da Universidade Federal de Lavras (UFLA) encerrou o ano de competições de maneira excelente, obtendo resultados expressivos na Copa Azteca Internacional e Campeonato Pan-Americano da modalidade. As competições foram realizadas simultaneamente em Acapulco (México), durante os dias 20 a 26 de novembro. Alguns atletas da delegação são estudantes da UFLA e, além disso, o técnico da seleção é o professor do Departamento de Educação Física (DEF) Luiz Henrique Maciel.

O trio adulto formado por José Henrique Oliveira, Maelton Mesquita e Marcelo Martins (alunos de Educação Física) conquistaram o ouro na Copa Azteca e o quarto lugar no Pan-Americano; Marcelo Martins, na categoria individual masculino adulto, conquistou a prata na Copa Azteca e o 9º lugar no Pan; Letícia Dias, acadêmica de Medicina Veterinária, trouxe a prata no individual feminino adulto da Copa Azteca e o sétimo lugar no Pan; e Lucas Mendonça, no individual masculino juvenil, conseguiu a prata na Copa Azteca e no Campeonato Pan-americano.

Além das conquistas dos ginastas da UFLA, a delegação brasileira conquistou importantes resultados, só não esteve no pódio em uma das provas nas quais competiu. Na classificação geral, o Brasil ficou em 3º lugar por equipes (na categoria infanto-juvenil) e 2º lugar na categoria juvenil.

O Pan-Americano e a Copa Azteca contaram com a participação de cerca de 300 ginastas de oito países: Brasil, México, Argentina, Peru, Venezuela, Colômbia, Estados Unidos e Chile. A Seleção Brasileira foi composta por ginastas da UFLA, UFMG e do CER – Rio de Janeiro, pelo técnico e chefe de delegação, professor Luiz Henrique Maciel, e pelos árbitros: professora Kátia Lemos, da UFMG, e professora Maria Eduarda Poli, presidente do comitê técnico de Ginástica Aeróbica da Confederação Brasileira de Ginástica.