Dicas de Português 26/11/2012

Verbo ACONTECER

Um verbo cheio de caprichos é o ACONTECER.  Apesar de ter poucos empregos, muitos colunistas o adotaram. Virou praga. Tudo acontece, até as pessoas: Neymar está acontecendo na Seleção. O casamento acontece na catedral.  O show acontece às 22 horas. E por aí vai.

ACONTECER dá sempre a ideia do inesperado, desconhecido.  Caso acontecesse a explosão, muitas mortes poderiam ocorrer.

NÃO USE Acontecer no sentido de “ser, haver, realizar-se, ocorrer, suceder, existir, verificar-se, dar-se, estar marcado para.

Veja: O show acontece às 22 horas (está marcado para). O festival aconteceu (realizou-se) no ano passado. O crime não aconteceu (ocorreu).

ATRAVÉS

Há palavras que pegam como praga. Abusam. Infiltram-se nas frases. Aparecem na TV.

O através é uma delas. Virou erva daninha. Pior – desnaturalizou-se.  O vocábulo pertence à família do verbo atravessar. Deve ser empregado no sentido de “passar de um lado para o outro” ou “passar ao longo de:

Vejo o estacionamento através da janela.

Meu olhar atravessa a janela e chega ao estacionamento. O emprego aí está perfeito

O conceito de beleza mudou através dos tempos.

Correto? Sim. O através não trai a origem. Significa atravessar o tempo ( ao longo dos anos, o belo foi adquirido significados diferentes).

Não use através de no lugar de mediante, por meio de, por intermédio de, graças a ou por: Falei com ele pelo telefone. O acordo será aprovado mediante acordo de líderes. A nomeação foi feita por decreto.

Paulo Roberto Ribeiro
Ascom
Fonte: Dicas da Dad – Dad Squarisi