Profissionalização de gestores públicos fortalece política de capacitação de servidores da UFLA

Cibele Aguiar

Capacitar os servidores técnico-administrativos e docentes, visando à atualização e à adequação do quadro de pessoal às constantes e rápidas mudanças pelas quais a universidade vem passando. Esse foi o objetivo alcançado pelo curso “Profissionalização de gestores públicos”, finalizado nessa quarta-feira (21), que reuniu servidores ocupantes de cargos de direção na Universidade Federal de Lavras (UFLA) para treinamento e atualização.

Organizado pela Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PRGDP), o curso teve carga horária de 66 horas, divididos em seis módulos: Noções de Direito Administrativo, Conduta Ética Profissional, Planejamento e Governança Pública, Guia de Serviços Internos e Atendimento, Processos de Comunicação e Relacionamento Interpessoal.

Para a pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, professora Valéria da Glória Pereira Brito, apresentar as informações necessárias para o efetivo exercício do cargo é uma iniciativa louvável da atual gestão que deverá ser repetida, sobretudo, para atualizar os servidores em consonância com os objetivos estratégicos da Universidade e, em especial, em conformidade com a legislação vigente.

O reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, destaca a importância da capacitação, enfatizando que a atualização cumpre os objetivos de capacitar os servidores para o exercício de atividades de forma articulada com a função social da Universidade, promovendo a melhoria dos serviços prestados. Ao mesmo tempo, o contínuo processo de desenvolvimento de competências é uma forma de valorizar os servidores, reforçando a relevância do capital humano na Universidade.

O curso foi organizado com o apoio de uma comissão coordenada pelo professor do Departamento de Economia e Administração (DAE) José Roberto Pereira, que também é o coordenador do Mestrado Profissional em Administração Pública. Participam dessa comissão os servidores Fábio Costa Lasmar; Georges Francisco Vilella Zouein, Cristina dos Santos Daud, Shirley Michele de Alcântara e Elisângela Abreu Natividade.