Equipe da UFLA participará do Projeto Rondon

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) teve mais um projeto de participação aprovado no Projeto Rondon, do Ministério da Defesa. Uma equipe da Universidade participará da Operação São Francisco, durante os dias 19 de janeiro a 4 de fevereiro de 2013, na cidade de Santo Amaro das Brotas (SE).

Essa equipe, formada por dois professores coordenadores (Bruna Anair de Souto Dias, do DCF, e Marco Antônio Gomes Barbosa, do DEF) e oito estudantes dos cursos de Física, Matemática, Engenharia Agrícola, Agronomia e Nutrição, atuará juntamente com outra da Universidade São Camilo, desenvolvendo atividades extensionistas no município.

A equipe da UFLA realizará atividades sobre meio ambiente, trabalho, tratamento de resíduos sólidos e temas correspondentes. Assim, buscará capacitar e mobilizar a população em treinamentos sobre o aproveitamento de resíduos naturais da produção de coco, em palestras sobre tratamento de água e esgoto, educação ambiental e arborização urbana e oficinas sobre a construção de filtro caseiro para tratamento parcial da água. Em conjunto com a equipe da Universidade São Camilo, também promoverão atividades sobre nutrição, saúde e ergonomia.

Antes da operação, o professor Marco Antônio fez uma viagem precursora ao município, entre os dias 4 e 10 de novembro, reunindo-se com lideranças locais e conheceu as suas necessidades. Durante a viagem, teve o apoio do 24º Batalhão de Caçadores Barão de Caxias. A operação tem como coordenador o comandante Alexandre Guimarães, do Ministério da Defesa.

O Projeto Rondon é um projeto de integração social coordenado pelo Ministério da Defesa e conta com a colaboração da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu-MEC). Envolve atividades voluntárias de universitários e busca aproximá-los da realidade do País, além de contribuir para o desenvolvimento de comunidades carentes. A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) apoia o Projeto Rondon.