Simpósio Nacional de Administração é aberto

Estudantes e profissionais de Lavras e região participam, até o dia 10, do I Simpósio Nacional de Administração (SiNAd), que está sendo realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA). A abertura ocorreu ontem (8), no Salão de Convenções, dando início a uma programação de palestras com renomados administradores no âmbito nacional, minicursos e apresentações de artigos científicos. O evento traz novas dimensões ao Congresso de Administração da UFLA (Cadufla) e, em sua primeira edição, aborda a importância da administração no desenvolvimento regional.

Essa nova dimensão do Simpósio foi explicada, durante a abertura, pelo seu coordenador, professor Ricardo de Souza Sette: “Detectamos a necessidade de criar um evento mais significativo, de âmbito nacional, que abrangesse todo o sul de Minas Gerais”. Ele assinalou que há 30 escolas de administração num raio de 300 quilômetros e que a UFLA foi pioneira nessa realização e outras, como o lançamento da Associação Brasileira de Administração Rural e Associação Brasileira de Marketing Rural. “O Departamento de Administração e Economia tem a capacidade de criar e alavancar essas iniciativas”, afirmou.

Já o reitor em exercício, professor Alcides Moino Júnior, afirmou que o pioneirismo do DAE é um resultado do trabalho de vários gestores e professores ao longo do tempo. Para exemplificar, ele citou o fato de o doutorado em Administração da UFLA (2001) ser o primeiro do Brasil a ser oferecido fora das capitais.

O chefe do Departamento de Administração e Economia (DAE), professor Francisval de Melo Carvalho, enalteceu o enfoque do SiNAd, na interação entre mercado e academia. Também compuseram a mesa de honra: a Pró-Reitora de Graduação da UFLA, professora Soraya Alvarenga Botelho; a subcoordenadora do Programa de Pós-graduação em Administração, Cristina Lélis Leal Calegário; a graduanda e bolsista do PET-Administração Ana Augusta Almeida de Souza; e o doutorando Américo Pierangeli, representante do Programa de Pós-Graduação.

Veja mais detalhes do evento no site: www.sinad.com.br.