Normatização de Núcleos de Estudos busca estimular envolvimento social e uniformidade de ações

Cibele Aguiar

Nessa quarta-feira (7), a Coordenadoria de Desenvolvimento Tecnológico e Social da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Codets/Proec) organizou uma reunião com chefes de departamentos, coordenadores de cursos de graduação e representantes dos 59 Núcleos de Estudos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), para troca de experiências visando a uma maior integração e uniformidade de ações.

O objetivo é que os núcleos de estudos passem por uma normatização, sob a coordenação da Proec, para que as atividades sejam institucionalizadas. Além de ampliar a rede de ralações na universidade, com benefícios que envolvem o ensino, pesquisa e extensão, o estudante que participa de núcleos de estudos devidamente registrados tem a atividade reconhecida por certificado.

Para o coordenador da Codets, que engloba a atuação dos núcleos de estudos, empresas juniores e incubadoras tecnológicas, professor Wagner Pereira Reis, os núcleos de estudos devem ser incentivados a desenvolver projetos comunitários com ênfase no desenvolvimento e apoio social. Em sua avaliação, essa experiência contribui para a formação de um profissional pleno, que sabe aplicar de forma mais efetiva o conhecimento técnico para a solução de problemas da sociedade em seu entorno.

Pensamento compartilhado pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Nilson Salvador, que destacou o papel social das universidades, reforçando a importância de uma maior aproximação da universidade com a sociedade que a financia. Ele destacou ainda a necessária interação professor-aluno, para que o potencial dos núcleos de estudos seja ainda mais valorizado.

Modelo de atuação

Durante a reunião, a pós-graduanda e presidente do Núcleo de Estudos em Floricultura (Nepaflor), Karina Volpi Furtini Boldrin, apresentou a trajetória do grupo formado em 2002, que já acumula experiências na organização de simpósios, congressos, cursos, projetos de pesquisa e orientações ao público. Para a estudante, a participação no Núcleo permite uma vivência com a sociedade e amplia de forma efetiva as habilidades para a formação profissional. Com a coordenação da professora Patrícia Duarte de Oliveira Paiva (DAG), o Nepaflor está organizando o 6º Simpósio Internacional de Paisagismo, que será realizado na UFLA em maio de 2013.

Professora do DCA participa de congresso internacional sobre materiais de embalagem de alimentos

A professora Kelen acompanhada pelo pesquisador/professor da UFRGS Henri Stephan Schrekker

A professora Kelen Cristina dos Reis, do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA), participou da Conferência Internacional e Exposição de Ciência de Materiais e Engenharia, em Chicago (EUA), entre os dias 22 e 24 de outubro. Nesse congresso, ela apresentou a palestra “Aplicação de Nanobiocompósito à base de Celulose para Aplicação em Cobertura de Frutos”, participou como “chair” e foi convidada para publicar os resultados desse projeto em duas publicações internacionais.

A pesquisa da professora Kelen diz respeito ao desenvolvimento de um novo material, à base de eucalipto, para revestir frutos – aplicação direta sobre o fruto ou em embalagem. O material apresenta velocidade maior de biodegradação e melhores propriedades mecânicas e de barreira ao gás, demonstrando ser eficiente para a manutenção dos frutos durante o período de armazenamento.

O grupo Omics foi o responsável pela realização do congresso, que explorou as fronteiras e inovações em ciência dos materiais. O grupo promove eventos acadêmicos e edita publicações em diversas áreas. Entre as publicações, a professora Kelen irá colaborar com o Journal of Material Science & Engineering e o Journal of Industrial Engineering & Management.

Campeão olímpico no vôlei fará palestra na UFLA

O ex-atleta Carlão, campeão olímpico da Seleção Brasileira de Vôlei e atualmente comentarista esportivo, visitará Lavras nesta sexta-feira (9). Ele fará uma palestra, no auditório da Biblioteca Universitária, às 9 horas, sobre sua carreira e as perspectivas do esporte no Brasil. A palestra é aberta para a comunidade universitária e lavrense.

Às 13 horas, Carlão participará de uma oficina de vôlei com estudantes de várias escolas de Lavras e fará uma sessão de autógrafos, no Ginásio da UFLA.

Carlão foi o capitão da seleção brasileira que conquistou o ouro do vôlei brasileiro nos Jogos Olímpicos de 1992, em Barcelona. Aquela foi a primeira vez que o Brasil ocupou o alto do pódio na modalidade.

A visita é promovida pelo programa Embaixadores do Esporte, do Banco do Brasil, por meio do qual vários atletas visitam cidades de todo o Brasil, contado suas experiências e incentivando a prática esportiva.