Estudantes da UFLA participam da Clínica Internacional de Ginástica Aeróbica da UFMG

O trio de ginastas da UFLA presente no evento

Entre os dias 22 e 26 de outubro, realizou-se a Clínica Internacional de Ginástica Aeróbica da UFMG, em sua Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO). A iniciativa ocorreu por meio de uma parceria entre a universidade belo-horizontina e a UFLA, tendo como responsáveis os professores Kátia Lemos (UFMG) e Luiz Henrique Maciel (UFLA).

Participaram das atividades ginastas de ambas as instituições, sendo da UFLA os estudantes de Educação Física, José Henrique Oliveira, Maelton Mesquita e Marcelo Martins (membros da Seleção Brasileira de Ginástica Aeróbica que irá representar o Brasil no Pan-americano 2012, no México). Além dos ginastas, o evento contou com a participação de estudantes da EEFFTO/UFMG e técnicos de Ginástica Aeróbica de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

As palestras e aulas práticas foram conduzidas pelo professor britânico John Atkinson, vice-presidente honorário da Federação Internacional de Ginástica (órgão máximo da Ginástica no mundo) e pela professora Vera Atkinson, ex-atleta búlgara de ginástica rítmica, correspondente em diversas edições dos Jogos Olímpicos. Além de atuar na organização, o professor Luiz Henrique também foi o tradutor oficial do evento.

Para o professor Luiz Henrique, “O evento foi uma oportunidade única de aprendizado e troca de experiências. Cada participante conheceu o que há de mais atual no que se refere ao treinamento da ginástica aeróbica, além do contato com a principal personagem da história da aeróbica, como esporte oficial da FIG, que é o professor John Atkinson, em sua primeira visita ao Brasil”.

Colaboração: Denis Caputo (bolsista Ascom)

DCE inicia campanha de achados e perdidos

Já está em ação a nova campanha do Diretório Central dos Estudantes (DCE) de achados e perdidos: o grupo está divulgando que, agora, objetos encontrados nas dependências da UFLA podem ser levados até a sua sede (localizada atrás do Banco do Brasil), onde ficarão até que o dono apareça.

CPF, carteiras de identidade e carteirinhas da UFLA estão entre os itens mais devolvidos ao programa. Após o recolhimento, os objetos encontrados serão divulgados no site do DCE (http://www.dce.ufla.br/) e nas redes sociais. Também há um grupo sem ligação ao DCE por meio do qual os estudantes podem divulgar objetos perdidos ou encontrados (http://www.facebook.com/groups/perdidosufla/).

A sede do DCE fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 22h30.

Texto: Denis Caputo (bolsista Ascom)

Processo de Avaliação Seriada (PAS): inscrições encerram-se hoje

As inscrições para o Processo Seletivo de Avaliação Seriada da UFLA (PAS) serão encerradas hoje, 31 de outubro, às 18 horas. Os interessados em se inscrever em uma das três etapas devem fazê-lo no site da Diretoria de Processos Seletivos da UFLA (Dips). As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de novembro.

A prorrogação das inscrições ocorreu a fim de propiciar, aos candidatos que não fizeram a inscrição, a oportunidade para concorrerem às vagas reservadas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, em atendimento à Lei nº 12.711 – a chamada Lei de Cotas.

Os candidatos inscritos para a 3ª etapa do PAS que desejarem concorrer às vagas reservadas às cotas deverão consultar o edital complementar para se informarem sobre as vagas e as normas que serão adotadas pela UFLA neste processo seletivo. Já os candidatos da 1ª e 2ª etapas do PAS farão a opção pelas vagas reservadas somente por ocasião da inscrição da 3ª etapa.

Outras informações pelo telefone (35) 3829.1133, www.dips.ufla.br ou atendimento@dips.ufla.br.

Lei de Cotas

O Decreto que regulamenta a Lei de Cotas foi publicado no Diário Oficial da União no dia 15 de outubro e complementado pela Portaria Normativa nº 18/2012 do Ministério da Educação (MEC). O documento torna obrigatória a reserva de 50% das vagas nas universidades federais, em um prazo de até quatro anos, para estudantes que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas.

Na UFLA, em 2013, serão destinadas 12,5% das vagas de cada curso e turno aos cotistas nos processos seletivos, pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSu) e pelo Processo de Avaliação Seriada (PAS). A reserva de vagas para cotistas será de forma progressiva. O assunto vem sendo analisado pelo Conselho de Graduação e por uma comissão especial da Universidade, cuja Resolução foi levada à apreciação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

O critério de seleção continuará sendo feito de acordo com o resultado dos estudantes no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem); porém, serão destinadas, de forma progressiva, vagas aos estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Não poderão concorrer às vagas estudantes que tenham cursado parte do Ensino Médio em escolas particulares.

Das vagas reservadas para os estudantes que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, haverá uma subdivisão para cotas com base em critérios étnicos, cuja proporção será determinada pela porcentagem de pretos, pardos e indígenas na população de Minas Gerais, segundo o último Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação ao perfil socioeconômico, os candidatos devem ficar atentos aos documentos exigidos no Edital, sendo reservada parcela das cotas aos candidatos cuja renda familiar seja de até um salário-mínimo e meio por pessoa da família.