Representante do Icafe visita a UFLA para reforçar parcerias institucionais

Cibele Aguiar
Professor Samuel Cravalho apresenta tecnologia para clonagem de café arábica por estaquia

Na semana passada, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu a visita do gerente técnico do Instituto do Café da Costa Rica (Icafe), Jorge Ramírez Rojas, em visita ao Brasil para estabelecer e consolidar parcerias com diversas instituições de ensino e pesquisa e reforçar o convite para a 24ª Conferência Internacional em Ciência do Café (Asic 2012), que será realizada na Costa Rica, de 11 a 16 de novembro de 2012. Jorge Rojas é coordenador do Comitê Técnico do evento, que receberá grande comitiva de pesquisadores brasileiros.

Tradicionalmente, representantes do Icafé visitam o Brasil para a troca de experiências entre a cafeicultura da região centro-américa e a cafeicultura brasileira, em diferentes áreas do conhecimento, do manejo na lavoura aos desafios do mercado. Para Jorge Rojas, o intercâmbio entre instituições favorece a construção de panoramas para a cafeicultura nos próximos anos e o debate de soluções para o enfrentamento de desafios comuns.

Reunião no Polo de Tecnologia em Qualidade do Café

Foi pensando nessa prospecção e no desenvolvimento de pesquisas de ponta que o pesquisador costarriquenho visitou a UFLA, em especial o Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Café (Cepecafé), que abriga importantes estruturas e iniciativas, como o Polo de Excelência em Café, Polo de Tecnologia em Qualidade do Café e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT – Café), onde foi recebido por uma equipe de professores que têm o café como tema de estudos.

Na visita, Jorge Rojas foi recebido pelo diretor de Relações Internacionais, professor Antonio Chalfun Junior, tendo como assunto em pauta a formalização de parcerias institucionais entre a UFLA e o Icafe.

Entre as reuniões que participou, o professor Rubens José Guimarães apresentou e convidou os colegas da Costa Rica para publicarem na revista Coffee Science, única revista brasileira especializada em cafeicultura; a professora Rosemary Gualberto Pereira apresentou as pesquisas sobre qualidade do café e café e saúde; o professor Samuel Carvalho apresentou as pesquisas que resultaram no protocolo de clonagem de Coffea arabica por estaquia, técnica que causou muito interesse do pesquisador.

Jorge Rojas também visitou o Centro de Inteligência em Mercados (CIM/UFLA), onde o professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior apresentou o projeto do Bureau de Inteligência do Café. Na Incubadora de Empresas da UFLA, ele pôde conhecer a tecnologia “Olho Digital do Café”, desenvolvida pela empresa T-Bit, da equipe do professor Joel Sugano (DAE) e do empreendedor Igor Chalfoun.

O pesquisador também foi recebido pelos professores Antônio Nazareno Guimarães Mendes, Virgílio Anastácio da Silva e José Donizeti Alves, além do coordenador do Polo de Excelência do Café, Edinaldo José Abrahão. Jorge Rojas teve o acompanhamento, em todas as visitas, do pós-graduando do Programa de Fitotecnia e mediador da Rede Social do Café, Sérgio Parreiras Pereira.