UFLA reabre inscrições para o PAS

Cibele Aguiar

A Diretoria de Processos Seletivos da Universidade Federal de Lavras (Dips/UFLA) reabre as inscrições para as três etapas do Processo Seletivo de Avaliação Seriada – PAS. Essa medida visa a propiciar àqueles candidatos que não fizeram a inscrição a oportunidade para concorrerem às vagas reservadas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, em atendimento à Lei nº 12.711, a chamada Lei de Cotas.

Os interessados em efetuar a inscrição deverão acessar o site www.dips.ufla.br, no período de 24 a 31/10/2012. Os editais complementares das três etapas do PAS, referentes aos procedimentos de inscrição, serão publicados no Diário Oficial nesta quarta-feira (24) e serão disponibilizados no site www.dips.ufla.br.

Os candidatos inscritos para a 3ª etapa do PAS que desejarem concorrer às vagas reservadas às cotas deverão consultar o edital complementar para se informarem sobre as vagas e as normas que serão adotadas pela UFLA neste processo seletivo.

Os candidatos da 1ª e 2ª etapas do PAS farão a opção pelas vagas reservadas somente por ocasião da inscrição da 3ª etapa.

Outras informações pelo telefone (35) 3829.1133 ou atendimento@dips.ufla.br

Lei de Cotas

O Decreto que regulamenta a Lei de Cotas foi publicado no “Diário Oficial da União”, no dia 15 de outubro, e complementado pela Portaria Normativa nº 18/2012 do Ministério da Educação (MEC), que torna obrigatória a reserva de 50% das vagas nas universidades federais, em um prazo de até quatro anos, para estudantes que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas.

Na UFLA, o assunto vem sendo analisado pelo Conselho de Graduação e por uma comissão especial da Universidade, cuja Resolução foi levada à apreciação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

Em 2013, serão destinadas 12,5% das vagas de cada curso e turno aos cotistas nos processos seletivos, pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSu) e pelo Processo de Avaliação Seriada (PAS). A reserva de vagas para cotistas será de forma progressiva.

O critério de seleção continuará sendo feito de acordo com o resultado dos estudantes no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem); porém, será destinada, de forma progressiva, vagas aos estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Não poderão concorrer às vagas estudantes que tenham cursado parte do Ensino Médio em escolas particulares.

Das vagas reservadas para os estudantes que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, haverá uma subdivisão para cotas com base em critérios étnicos, cuja proporção será determinada pela porcentagem de pretos, pardos e indígenas na população de Minas Gerais, segundo o último Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação ao perfil socioeconômico, os candidatos devem ficar atentos aos documentos exigidos no Edital, sendo reservada parcela das cotas aos candidatos cuja renda familiar seja de até um salário-mínimo e meio por pessoa da família.