Enagri Jr realiza processo seletivo para novos membros

A empresa júnior do Departamento de Engenharia (DEG/UFLA) – Enagri Jr – realiza processo seletivo para adesão de novos membros, como trainees.  As inscrições estão abertas até o dia 22/10/2012 e a seleção será realizada no dia 24/10/2012, às 18 horas, no escritório da empresa (DEG). Podem se inscrever graduandos de Engenharia Agrícola da UFLA.

Os interessados deverão enviar currículo para o e-mail: enagrijr@yahoo.com.br

Visite o site da empresa http://www.deg.ufla.br/web/enagri/

Revista Nature apresenta novo mapa da ciência – Brasil está entre as apostas para os próximos anos

Cibele Aguiar
Gráfico apresentado na Nature destaca o Brasil entre os países com potencial científico para os próximos anos

A última edição da revista científica britânica “Nature“, uma das mais importantes do mundo, destaca as novas redes de colaboração entre cientistas, cujas mudanças estão afetando a geografia da ciência. No artigo intitulado “Mobilidade global: ciência em movimento”, o Brasil está entre os países que merecem destaque nessa nova conjuntura global.

No mapa da ciência global, o Brasil é o único país da América Latina apontado, embora com baixo impacto na ciência, hoje (4%). Porém, quando questionado sobre os países que deverão impactar a ciência na próxima década, o Brasil é apontado por 16% dos entrevistados, sendo escolhido por 12% como provável país para trabalhar.

Segundo o artigo, os países com mais tradição científica podem deixar de dominar a pesquisa mundial, em contraponto ao crescimento de novas redes regionais de colaboração. Na América Latina, o Brasil é visto como uma emergente rede de pesquisa e colaboração.

Atualmente, a “migração” e a “mobilidade”, por períodos longos ou curtos, permitem aos pesquisadores construírem redes de pesquisa sem realmente se estabelecer em outro país. A pesquisa também revela que os pós-graduandos são muito mais propensos a viver fora do seu país, comparado aos cientistas seniores.

Para muitos economistas, quanto mais rico o país, mais atrativo ele se torna para a pesquisa científica, em razão do Produto Interno Bruto e dos níveis salariais. Porém, o critério econômico não é o único, sendo levadas em consideração também as oportunidades para a carreira em centros de pesquisa de execelência.

Veja o artigo no site da Nature

Enem 2012: estudantes podem conferir os locais de aplicação das provas

Cibele Aguiar

Os estudantes que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem consultar os locais de aplicação das provas e imprimir o cartão de confirmação de inscrição, na nova página na Internet. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro.

No site, o candidato tem informações sobre os cadernos de questões, dicas para a prova de redação e orientações aos participantes com deficiência. A página passou ainda por reestruturação para facilitar o acesso, com melhor organização de tópicos, além de um sistema que permite às pessoas com deficiência visual, além de conferir o local de prova, obter mais informações sobre o exame. Terá também acesso a informações relativas a documentos e itens que devem ser levados aos locais de prova.

Até o fim de outubro, os cartões de confirmação devem chegar à casa dos participantes, pelos Correios.

Outras informações no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Reitor da UFLA participa de reuniões no MEC sobre Lei de Cotas e recursos para assistência estudantil

Cibele Aguiar

Nesta quinta-feira (18), o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, participa de reuniões no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, para tratar da Lei de Cotas e recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil – Pnaes, além de reforçar a apresentação do projeto de expansão da Universidade, que prevê a implantação de novos cursos.

O reitor participa de reuniões com a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior, Adriana Rigon Weska; a coordenadora-geral de Planejamento e Orçamento das Instituições Federais de Ensino, Maria Fernanda Nogueira Bittencourt; subsecretário de Planejamento e Orçamento, Wagner Vilas Boas de Souza; coordenadora-geral de Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino, Dulce Maria Tristão e com o coordenador-Geral de Relações Estudantis, Lucas Ramalho Maciel.

Domingão do Leão: Leufla promove campeonato de Vôlei de Praia no Ciuni

No dia 28 de outubro, a partir das 9 horas, a Associação Acadêmica de Esportes da UFLA (AAE/LEUFLA) realizará o Domingão do Leão, evento aberto a toda a comunidade acadêmica que dará início ao Festival de Verão no Centro de Integração Universitária (Ciuni).

O Domingão do Leão terá início com um campeonato de Vôlei de Praia Misto, com equipes de dois homens e duas mulheres. As inscrições são limitadas e podem ser feitas até o dia 26/10/2012, no valor de R$ 2 (dois reais) por pessoa.

Consulte as informações sobre o campeonato no site www.leufla.ufla.br.

Durante o evento, estruturas de Tênis de Mesa, Peteca, Futebol e Slackline estarão disponíveis para toda a comunidade acadêmica (inscritos e não inscritos), além das piscinas e apresentações musicais.