UFLA sedia Simpósio de Botânica Aplicada e Frutíferas do Norte e Nordeste

Cibele Aguiar

A realização simultânea do I° Simpósio Internacional de Botânica Aplicada e o I° Simpósio Nacional de Frutíferas do Norte e Nordeste teve início nessa quinta-feira (4) e segue até sábado (6), na Universidade Federal de Lavras (UFLA), com a presença de cerca de 500 participantes. Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Botânica Aplicada, visa a ampliar a articulação e estabelecer parcerias entre grupos de pesquisa nacionais e internacionais e de estudantes de diferentes instituições.

Na mesa de honra, o reitor da UFLA, prof. José Roberto Scolforo; o pró-reitor de Pós-Graduação, prof. Alcides Moino Júnior; o chefe do Departamento de Biologia, prof. Júlio Neil Cassa Louzada; o representante da Capes, prof. Moacir Pasqual, o presidente do evento, prof. Evaristo Mauro de Castro, o palestrante da aula magna, prof. Peter Edward Gibbs e a senhora Nanuza Luiza de Menezes, homenageada do evento.

Professora Nanuza Menezes é homenageada: amor pela profissão

Entre os depoimentos, a importância do evento, que vem fortalecer o Programa de Pós-Graduação em Botânica Aplicada, aprovado na Capes com conceito “5” (alta qualidade nacional). Também foi ressaltada a atualidade do tema botânica aplicada, que tem despertado grande interesse da pesquisa e atraído importantes parcerias internacionais.

Em seu depoimento, o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo citou a importância da realização de eventos dessa natureza, pois permitem que pessoas de outras instituições e países conheçam a UFLA e a pesquisa de qualidade realizada em diferentes áreas do conhecimento. Dentro da proposta de internacionalização, estratégia priorizada pela instituição neste momento, os eventos internacionais contribuem para que a Instituição se mostre de forma mais efetiva ao mundo.

“É bom e salutar ver tantos jovens participando do evento, sinal de que a pesquisa em botânica está com o futuro garantido”, comentou o reitor ao se referir à plateia, incluindo os estudantes do Programa de Pós em Botânica Aplicada, que contribuem para a organização do evento.

Durante a cerimônia de abertura, o coordenador do evento, professor Evaristo Mauro de Castro, prestou homenagem à professora da Universidade de São Paulo Nanuza Luiza de Menezes, pela contribuição à pesquisa e ao ensino da Botânica, referência nacional e internacional nesta temática.

O evento

Orquestra de Câmara da UFLA: no evento internacional, a linguagem universal da música

Em sua primeira edição, o evento surpreende pelos números: são 528 artigos científicos apresentados, com a participação de mais de 50 instituições, sendo 25 universidades federais, 12 institutos federais, 11 universidades particulares, além de empresas públicas e privadas. Na programação, serão 13 conferências, quatro delas com palestrantes internacionais (Escócia, França e Portugal), além de pesquisadores brasileiros de referência na área.

Após a cerimônia de abertura, houve a apresentação da Orquestra de Câmara da UFLA, regida pelo maestro Augusto Pimenta.

A programação teve início com a conferência magna proferida pelo professor Peter Edward Gibbs, da University of St. Andrews – Escócia, que abordou como assunto central a autoincompatibilidade em Plantas.

Professor Peter Gibbs apresenta aula de abertura

O evento tem o apoio da Capes, CNPq e Fapemig