Professores da UFLA participam de livro da Editora Taylor & Francis Group

Cibele Aguiar

Recentemente lançado pela editora CRC Press-Taylor & Francis Group, o “Handbook of Plant-Based Fermented Food and Technology”, em sua segunda edição, conta com a participação de cinco professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

A professora Rosane Freitas Schwan, do Departamento de Biologia (DBI), participa como editora associada, além de ser coautora do capítulo 42, intitulado “Coffee fermentation”, juntamente com os professores Cristina Ferreira Silva (DBI) e do professor do Departamento de Ciências dos Alimentos (DCA) Luis Roberto Batista.

Os professores do DCA/UFLA, Olga Lucía Mondragón-Bernal e José Guilherme Lembi Ferreira Alves, em conjunto com Francisco Maugeri Filho e Maria Isabel Rodrigues, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, também participaram da obra como autores do sexto capítulo, intitulado “Synbiotic Soy Beverages: Principles and Sensory Attributes”.

O livro fornece uma referência atualizada para alimentos e bebidas fermentados derivados de produtos vegetais. Esta nova edição do Handbook oferece um detalhado estado da arte em relação à história, os microorganismos, a garantia da qualidade e os processos de fabricação de produtos alimentícios fermentados, além de detalhar os processos produtivos de seis categorias de bebidas e alimentos fermentados, sendo:

• Produtos de Soja: molho de soja, tofu, bebidas de soja;

• Frutas e produtos de frutas: vinhos, cidras, azeitonas fermentadas;

• Vegetais e produtos vegetais: sucos de beterraba vermelha, picles, entre outros;

• Cereais: massa fermentada, cerveja e outras bebidas fermentadas e destiladas;

• Especialidades: chá, café, vinagres, cachaça, bebidas probióticas não lácteas;

• Ingredientes: enzimas, bactérias probióticas.

Para conhecer a obra acesse

http://www.crcnetbase.com/isbn/978-1-4398-4904-0