Ginástica Aeróbica da UFLA é campeã geral no Campeonato Brasileiro 2012

Cibele Aguiar

A equipe de Ginástica Aeróbica da Universidade Federal de Lavras (UFLA) conquistou no último fim de semana (27 a 30 de setembro), em Natal (RN), o 1º Lugar Geral no Campeonato Brasileiro de Ginástica Aeróbica 2012. Promovido pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), o evento contou com a participação de cerca de 180 ginastas dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Rio Grande do Norte.

Esse resultado reforça o potencial da equipe da UFLA, eleita o destaque no principal e mais importante evento nacional da modalidade. A equipe é fruto do projeto “Ginástica na UFLA”, que atende gratuitamente crianças a partir de cinco anos e adolescentes nas dependências do Departamento de Educação Física da UFLA, na Escola Municipal Dra. Dâmina e no 8º Batalhão de Polícia Militar.

De acordo com o coordenador, professor Luiz Henrique Rezende Maciel, o projeto vem colhendo frutos importantes tanto no que se refere aos resultados em campeonatos estaduais, nacionais e internacionais, quanto no caráter social do esporte.

Entre os destaques: na prova Individual Feminino, a ginasta Letícia Dias (estudante de Medicina Veterinária – UFLA); Individual Masculino, o ginasta Marcelo Martins (estudante de Educação Física – UFLA); e o trio de ginastas José Henrique Oliveira (estudante de Educação Física – UFLA), Maelton Mesquita e Marcelo Martins. Além do resultado por equipes, os ginastas conquistaram respectivamente o 4º lugar no Individual Feminino, 2º lugar no Individual Masculino e o 3º lugar no Trio. Na prova de Individual Masculino Juvenil, o ginasta Lucas Mendonça conquistou o Ouro e Christian Passos o 5º lugar. No Individual Feminino Infanto-Juvenil, as ginastas Milena Penido e Raphaela Azevedo conquistaram, respectivamente, o 5º e o 10º lugares.

Com os resultados, os ginastas da UFLA Lucas Mendonça, Marcelo Martins, José Henrique Oliveira, Maelton Mesquita, Letícia Dias, Christian Passos e Milena Penido estão selecionados para o Campeonato Panamericano de Ginástica Aeróbica 2012, que será realizado em Acapulco/México, em novembro. Nessa competição, o professor Luiz Henrique está escalado como técnico da seleção brasileira e chefe da delegação.

No Campeonato Brasileiro, além dos ginastas e do professor Luiz Henrique, a equipe da UFLA contou com a participação da árbitra professora Lívia Pacheco e dos auxiliares Wanda Mendonça e Felipe Lasmar, estudantes do curso de Educação Física e monitores do projeto “Ginástica na UFLA”.

Veja algumas fotos: Ricardo Bufolin – CBG