Simpósio Internacional de Botânica Aplicada recebe 600 participantes nesta semana

Cibele Aguiar

A realização simultânea do I° Simpósio Internacional de Botânica Aplicada e o I° Simpósio Nacional de Frutíferas do Norte e Nordeste, na próxima semana (4 a 6 de outubro), na Universidade Federal de Lavras (UFLA), receberá cerca de 600 participantes. Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Botânica Aplicada, em parceria com as universidade federais de Alfenas (Unifal) e São João del Rey (UFSJ), visa a ampliar a articulação e estabelecer parcerias entre grupos de  pesquisa nacionais e internacionais e de estudantes de diferentes instituições.

Em sua primeira edição, o evento surpreende pelos números: serão 528 artigos científicos apresentados, com a participação de mais de 50 instituições, sendo 25 universidades federais, 12 institutos federais, 11 universidades particulares, além de empresas públicas e privadas.

Na programação, serão 13 conferências, quatro delas com palestrantes internacionais (Escócia, França e Portugal), além de pesquisadores brasileiros de referência na área. Entre os temas que serão discutidos, ressaltam-se os aspectos da exploração sustentável de espécies nativas e os impactos no ambiente. Além de conferências, o evento contará com mesas-redondas que visam a interação dos participantes com profissionais de renome nas diversas áreas do conhecimento.

De acordo com o coordenador do evento, professor Evaristo Mauro de Castro, a Botânica é uma das áreas da ciência com maior conexão com outras áreas do conhecimento, tanto no que se refere à pesquisa acadêmica, quanto no desenvolvimento de tecnologias. Ele enfatiza que a Botânica Aplicada possui hoje grande importância academia e tecnológica, o que pode ser constatada pela expressiva participação de trabalhos no evento.

No primeiro dia da programação haverá a conferência magna com o professor Peter Edward Gibbs, da University of St. Andrews – Escócia, que deverá abordar como assunto central a autoincompatibilidade em Plantas.

O evento tem o apoio da Capes, CNPq e Fapemig

Visite o site