UFLA aprova três projetos de extensão em edital da Fapemig

Cibele Aguiar

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) acaba de divulgar o resultado do Edital de Apoio a Projetos de Extensão em Interface com a Pesquisa, que tem como objetivo fortalecer a ação transformadora da pesquisa sobre a realidade social, a partir da integração entre universidade e comunidade. Três projetos da UFLA foram aprovados, com recurso aproximado de R$ 80 mil reais.

Ao todo foram aprovadas 65 propostas que, juntas, receberão mais de R$ 2 milhões para desenvolverem os projetos. As pesquisas envolvem diversas áreas como destaque para os temas que visam melhorar a qualidade de vida da sociedade. Clique aqui para ver o resultado.

Foram aprovados o projeto “Manejo Fitossanitário Agroecológico para a Horticultura Urbana” do professor Flávio Henrique Vasconcelos de Medeiros (DFP), “O Cinema como uma Experiência Inovadora de Formação Cultural Docente”, da professora Luciana Azevedo Rodrigues (DED) e “Aplicação e Avaliação de Ferramentas para o Monitoramento e Melhoria da Qualidade do Leite e Sanidade de Rebanhos Leiteiros”, do professor Geraldo Márcio da Costa.

O Edital – Essa modalidade foi lançada de forma pioneira no Brasil em 2007, a fim de fortalecer a ação transformadora da pesquisa sobre a realidade social e ainda estabelecer uma relação dialógica entre pesquisadores e sociedade. Os trabalhos submetidos devem ser desenvolvidos por grupos extensionistas de pesquisa, formados por pesquisadores de uma ou mais instituições, reunidos por uma linha de pesquisa multidisciplinar integrada à extensão universitária.