XII Simpósio de Manejo de Doenças de Plantas debate otimização do uso de defensivos agrícolas

Cibele Aguiar

Teve início nessa terça-feira (18) e segue até quinta-feira (20) a 12ª edição do Simpósio de Manejo de Doenças de Plantas, evento realizado anualmente na Universidade Federal de Lavras (UFLA), com a organização do Núcleo de Estudos em Fitopatologia – Nefit, do Departamento de Fitopatologia (DFP).  Com o tema “Avanços na Otimização do Uso de Defensivos Agrícolas no Manejo Fitossanitário”, o evento reúne cerca de 250 participantes, entre estudantes, professores e especialistas.

Nesta edição, o Simpósio conta com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, que apresentam inovações em três temas principais: tecnologias de aplicação, novas formulações visando ao aumento da absorção e redução da perda de produtos fitossanitários e avanços da agricultura de precisão. Para elaborar a programação, a organização do evento contou com o apoio do Departamento de Engenharia (DEG).

Depoimentos ressaltam envolvimento dos estudantes

Na solenidade de abertura, todos os pronunciamentos deram destaque ao envolvimento do grupo de estudos Nefit, responsável pela organização de todo o evento, sob a orientação do professor Flávio Henrique Vasconcelos de Medeiros. Entre as autoridades que compuseram a mesa de abertura, o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo; o chefe do Departamento de Fitopatologia, professor Mário Sobral de Abreu; o coordenador da Pós-graduação em Fitopatologia, professor Eduardo Alves; o presidente do evento, professor Flávio Medeiros e o vice-coordenador geral do Nefit, Claudio Ogoshi.   

O reitor, professor Scolforo, enfatizou a importância de o evento ser organizado pelos estudantes, um diferencial complementar à formação acadêmica. “Toda iniciativa dos estudantes é muito bem-vinda, pois denota o comprometimento e a habilidade de se trabalhar em grupo, que somados à formação técnica, resultará em profissionais altamente capacitados para o mercado de trabalho”, ressaltou.

A palestra de abertura foi proferida pelo professor da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp/Botucatu) Ulisses Rocha Antuniassi, que descreveu os princípios da tecnologia agrícola a serviço do manejo fitossanitário. Em sua explanação, reforçou a necessária articulação entre diferentes áreas do conhecimento para o enfrentamento dos desafios de se aliar manejo fitossanitário e sustentabilidade, com atenção às tecnologias disponíveis e sua real aplicabilidade no campo.