Professor da UFLA é homenageado como Profissional Destaque 2012 do Conselho de Medicina Veterinária

Cibele Aguiar

Em solenidade realizada nessa quinta-feira (13), na Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Raimundo Vicente de Sousa foi homenageado com o prêmio Profissional Destaque do Ano, outorgado pelo Conselho de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG), após indicação da comunidade.

O professor Raimundo de Souza graduou-se em Medicina Veterinária pela UFMG, onde também cursou o Mestrado em Bioquímica e Imunologia, e Doutorado em Nutrição Animal pela UFLA. Realizou Pós-Doutorado pelo Institut National de la Recherche Agronomique (INRA) – Saint Gilles – França. É professor da UFLA desde 1997, sendo atual chefe do Departamento de Medicina Veterinária (DMV). Tem experiência nas áreas de Metabolismo Animal e Farmacologia Veterinaria, com ênfase em Metabolismo de Lipídeos e Farmacologia de Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Metabolismo de lipídeos e qualidade de carcaça em suínos e atividade biológica de produtos naturais em animais domésticos e animais de laboratório.

A homenagem foi entregue pelo reitor da UFMG, Clélio Campolina.

O evento

Além da outorga da premiação e comemoração ao Dia do Médico Veterinário (9/9), o evento foi marcado pela inauguração do Espaço Museológico do Centro de Memória da Veterinária (Cememor-Vet) da UFMG; pelo lançamento do livro “Uma história da Veterinária: Exercício e aprendizagem de Ferradores, Alveitares e Veterinários em Minas Gerais e a Escola de Veterinária da UFMG”, escrito pelo professor José Newton Coelho Meneses e a homenagem à turma de 1962 da UFMG, que completa o jubileu de ouro.

O evento foi realizado em uma parceria da UFMG e CRMV-MG, com apoio da Fundação de Estudo e Pesquisa em Medicina Veterinária e Zootecnia (FEPMVZ) e da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Foto: Adriano Augusto