Doutoranda da UFLA apresenta resultados do Projeto Candeia em Portugal

Cibele Aguiar

A estudante de doutorado em Ciências Florestais Thiza Falqueto Altoé participou do 43rd  International Symposium on Essential Oils, realizado pela Universidade de Lisboa, em Lisboa – Portugal, no período de 5 a 8 de setembro de 2012. O evento contou com a participação de importantes pesquisadores de óleos essenciais de diversos países, com a apresentação dos principais projetos e estudos sobre a temática.

Sob a orientação do professor José Roberto Scolforo e coorientação da professora Maria das Graças Cardoso (DQI), Thiza Altoé apresentou dois trabalhos: “Essential oil composition from the leaf and wood of Eremanthus erythropappus (candeia) grown in different areas in Minas Gerais state, Brazil” e “Chemical composition and antioxidant activity of Eremanthus incanus wood essential oil”. Além de destacar a importância dessas duas espécies como fonte de a-bisabolol , composto amplamente utilizado nas indústrias de fármacos e cosméticos, a doutoranda destacou as conquistas que a UFLA, por meio do Projeto Candeia, vinculado ao Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal – LEMAF/DCF, tem alcançado para a realização de um manejo mais sustentável, a viabilização de plantios comerciais e a condução da regeneração dessas espécies.

De acordo com a estudante, houve muito interesse pelos trabalhos e pelo Projeto Candeia. “É fundamental a participação cada vez mais intensa de alunos e de professores em eventos dessa magnitude, pois propiciam contatos importantes para o avanço de nossas pesquisas, ao tempo que promove-se o nome de nossa Universidade, abrindo portas para uma interação cada vez maior no cenário internacional,salienta.

Veja mais sobre os projetos no Lemaf em http://www.ti.lemaf.ufla.br/projetos.html