Formandos da ESAL são homenageados em Jubileu de Ouro e Prata – Veja galeria de fotos

Cibele Aguiar

Voltar à Universidade responsável pela formação, encontrar os amigos e recordar os momentos do tempo feliz dos ensinamentos e amizades. Dos jovens cheios de sonhos, formados em 1962 e 1987, retornaram para a celebração do Jubileu de Ouro e Prata profissionais com um sentimento em comum: o orgulho de recordar uma trajetória de sucesso que tem a marca da ESAL/UFLA.

A cerimônia que comemora os 50 e 25 anos de formatura foi realizada na sexta-feira (7), no Salão de Convenções da UFLA, como parte das comemorações de 104 anos da Universidade. Receberam a homenagem 14 formados de 1962 e 46 de 1987, acompanhados de familiares e amigos. Muitos dos participantes vieram de cidades distantes, especialmente para a confraternização.

Em seu pronunciamento, o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, fez um resgate da evolução da Instituição nos últimos anos, ressaltando a importância de valorizar o passado e o presente para projetar um futuro ainda melhor. Citando-os como embaixadores da Universidade, ressaltou que o desempenho profissional dos egressos homenageados é um orgulho para a Instituição e deve servir de exemplo para gerações de estudantes que se formam a cada ano. “Os depoimentos de amor à Instituição são estímulos para seguirmos à frente ainda mais fortalecidos”, ressaltou.

Homenagem ao professor Scolforo: novo "Colega Honoris Causa"

Entre os formandos de 1962, o ex-diretor da ESAL, professor Jair Vieira, que prestou uma homenagem ao professor Scolforo com uma camiseta e caneta alusivas ao Jubileu de Ouro. Na entrega, brincou ao fazer menção a um novo título acadêmico, o de “Colega Honoris Causa”, em função do amor e dedicação do reitor à história da ESAL e progresso da UFLA. O reitor também recebeu a camisa comemorativa da turma 1987.

Como representante da turma de 1962, o professor Arnoldo Junqueira Neto enalteceu a importância da ESAL para a vida profissional de seus egressos, cuja contribuição é notória no desenvolvimento agrícola do País. Suas palavras demonstraram o orgulho de carregar no peito a forte marca ESAL, tendo contribuído para a construção de sua história, com evidente sentimento de amor à Instituição.

Muitos ex-alunos manifestaram suas emoções em breves relatos. Entre eles, o professor Carlos Eduardo Silva Volpato, que prestou homenagem aos colegas do Jubileu de Prata com a apresentação de fotos da época. Em seu relato, brincou: “Temos 25 anos para nos preparar para o Jubileu de Ouro, quando espero encontrar todos aqui novamente”, completou.

Comemorando o Jubileu de Prata, a vice-reitora da UFLA, professora Édila Vilela de Resende von Pinho também manifestou seu amor à Instituição, convidando os colegas a reforçarem os vínculos de amizade, de forma mais contínua, com os amigos e a Instituição. Ela comentou que em breve será lançado o Portal do Ex-aluno, que está em fase final de elaboração.

Homenagens especiais

Durante a cerimônia, foi prestada homenagem especial ao professor Oswaldo Louzada Serra, que completou 68 anos de formatura, aluno do curso de Agronomia da 42ª turma da ESAL. O professor Louzada recebeu do reitor, professor Scolforo, acompanhado do professor emérito da UFLA, professor Alfredo Scheid Lopes, o certificado e medalha da UFLA.  Em seu pronunciamento de agradecimento, emocionou o público presente ao reler trechos do discurso proferido por ocasião de sua formatura, quando foi o orador da turma em 1944.

Também foi prestada homenagem à senhora Cleurice Pereira de Resende, esposa do ex-diretor da ESAL, professor Jaziel Resende, que dirigiu a ESAL nos anos de 1938 a 1941, 1951 a 1952, 1957, 1962 e 1965. Dona Cleurice recebeu a homenagem em reconhecimento ao apoio fundamental envidado ao professor Jaziel, contribuindo de forma significante para as atividades de ensino, pesquisa e extensão à época.

Para finalizar, belas canções interpretadas pelos irmãos “Binho e Rosa”, que deram um brilho especial à cerimônia.

Veja a galeria de fotos. Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido. Atenção, abaixo das fotos existem outras pastas, para abri-las, basta clicar no número indicado.