Título Professor Honoris Causa a Eudes de Souza é destaque no jornal da EPTV

Cibele Aguiar

Nessa terça-feira (4), o jornal regional da EPTV Sul de Minas trouxe como destaque a sessão solene na Universidade Federal de Lavras que homenageou o professor Eudes de Souza Leão Pinto com o título Professor Honoris Causa , o homem que impediu o fechamento da Universidade na década de 60.

Na reportagem, o feito foi considerado especial, já que garantiu a existência de uma das principais instituições de ensino do país. Além de evitar o fechamento, o professor foi um dos grandes responsáveis pela federalização da escola, o que aconteceu em dezembro de 1963 e foi publicada no Diário Oficial da União em janeiro de 1964.

“E o professor recorda que tudo isso se deu a partir de um conselho da esposa. Ao chegar em casa, com aquela missão, abracei-a, chorando, porque para mim, professor universitário, vir para uma missão dessa natureza, seria a pior coisa que me aconteceria, e ela me disse: seja mais povo do que governo. Essas palavras vieram à minha cabeça e eu encontrei a reação do povo, conta.”

Para assistir a reportagem clique aqui