PRGDP distribui Plano de Capacitação aos servidores

A diretoria executiva da UFLA vem impulsionando, nos últimos anos, o desenvolvimento profissional de seus servidores, apoiando sua capacitação e aperfeiçoamento contínuo. Importante iniciativa nesse sentido é o Plano de Capacitação dos Servidores. A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PRGDP) realiza, nestes dias, a entrega do Plano de Capacitação de 2012, impresso, a cada um dos servidores da UFLA. A publicação traz os cursos previstos para este ano, formas de inscrição, cerificação e avaliação, tabela de vencimentos e legislação.

O plano será entregue com uma correspondência na qual a PRGDP esclarece que, apesar do envio da versão impressa no segundo semestre, as ações previstas no plano foram iniciadas em abril e estão em andamento. Mesmo alguns cursos iniciados antes da deflagração da greve foram continuados durante o seu andamento.

A greve, no entanto, afetou de certa maneira o plano, pois alguns cursos com inscrições neste período não alcançaram o mínimo de inscrições. Em função da greve, a PRGDP está reelaborando o calendário do plano e reabrirá, em breve, as inscrições para os cursos ainda não oferecidos. Também há a expectativa de estender algumas ações para 2013.

O apoio e a experiência de técnicos administrativos e professores da UFLA são diferenciais para o oferecimento de cursos de interesse dos servidores ministrados com excelência. Em 2012, já foram oferecidos cursos como: Capacitação em como aplicar dinâmicas de grupo (primeiro a ser oferecido em 2012, voltado para capacitar os instrutores); Atualização em Língua Portuguesa e redação técnico-científica; Habilidades em comunicação verbal; Gestão de documentos e informações arquivísticas; Atualização para vigilantes; e Curso para os servidores do Centro de Educação a Distância (Cead) – rotinas típicas administrativas.

Em andamento, estão os cursos de Informática básica e intermediária; Inclusão digital; Capacitação em Gestão de Pessoas (programa de multiplicadores em Gestão de Pessoas); e Formação e aperfeiçoamento para profissionais em Tecnologia da Informação. Alguns servidores da UFLA também participam de cursos de capacitação oferecidos pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec): Manipulação de alimentos/segurança alimentar; Iniciação ao cultivo de plantas ornamentais; Manejo básico de caprinos; e Operação e manutenção de máquinas agrícolas.

Para mais informações, entre em contato com a Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas, pelo telefone: 3829-5152.