Nepaflor realiza curso de arranjos florais

O Núcleo de Estudos em Paisagismo e Floricultura (Nepaflor) realiza, nas noites de 21 e 22 de agosto, o curso de arranjos florais, no Hotel Alvorada. Voltado para o público em geral, o curso trouxe a prelecionista Elka Fabiana Aparecida Almeida, pesquisadora da Epamig.

No primeiro dia, os participantes receberam noções teóricas sobre os conceitos, formas, cores e espécies de flores, tipos de arranjos, significados, utilização dependendo das ocasiões, técnicas e histórico do uso de ornamentos florais. A aula de hoje (22) será mais prática, com demonstrações de buquês, decoração de festas e outras. Os participantes também vão elaborar seus próprios arranjos.

O Nepaflor tem como objetivo propagar os conhecimentos nas áreas de paisagismo e floricultura, reunindo pesquisadores e promovendo eventos. Este é o quarto curso de arranjos florais organizado pelo Núcleo; entre outras atividades, o Nepaflor já realizou quatro simpósios nacionais de paisagismo e dois internacionais.

Pesquisador contrário à tese do aquecimento global fará palestra em simpósio de melhoramento de plantas

O meteorologista Luiz Carlos Molion, defensor da polêmica tese de que as emissões de gases na atmosfera advindas da atividade humana são incapazes de causar aquecimento global, estará na UFLA no dia 24 de agosto. Ele fará a palestra “O Resfriamento da Terra nos Próximos 20 Anos”, durante o XVI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Genética e Melhoramento de Plantas – que traz como tema, nesta edição, a relação das mudanças climáticas com o melhoramento de plantas. O evento será nos dias 23 e 24 de agosto, no Auditório Magno Antonio Patto Ramalho (Departamento de Biologia).

Molion é meteorologista, professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e representante dos países da América do Sul na Comissão de Climatologia da Organização Meteorológica Mundial (OMM). Além dele, a organização do evento traz renomados pesquisadores nacionais e internacionais, como o norte-americano Robert Bensen, o espanhol Pedro Temino e o português Nuno Borralho.

As inscrições ficam abertas até o dia do evento, no site: www.nucleoestudo.ufla.br/gen. O valor das inscrições é variável para estudantes de graduação, pós-graduandos e profissionais, bem como para sócios e não sócios do Núcleo de Estudos em Genética.

O Simpósio é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas e Núcleo de Estudos em Genética. Mais informações: (35) 3829-1183 e www.nucleoestudo.ufla.br/gen

Veja a programação:

23 de agosto

7h30 – Abertura

8h30 – Improving Drought Tolerance in Commercial Maize Hyhrids: The Artesion Approach (Robert J. Bensen, melhorista de milho – Syngenta Seeds, EUA)

10 horas – Coffee break

10h30 – Melhorameno Genético de Macieira para Climas Subtropicais (Frederico Denardi, melhorista de maçã – Epagri)

12 horas – Intervalo

14 horas – Breeding Maize for Cold Tolerace (Pedro Revilla Temino, melhorista de milho – Consejo Superior de Investigaciones Cientificas – CSIC, Espanha)

15h30 – Coffee break

16 horas – Melhoramento de Hortaliças para Estresses Abióticos (Wilson Roberto Maluf/ melhorista de hortaliças – UFLA)

24 de agosto