Ciência sem Fronteiras abre inscrições para graduação sanduíche em sete países

Cibele Aguiar

A partir da próxima segunda-feira (6), estudantes de graduação podem se candidatar a bolsas do Programa Ciência sem Fronteiras para cursos na Austrália, Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, Holanda e Reino Unido. As inscrições ficam abertas até 14 de setembro.

A meta do programa é oferecer 10o mil bolsas de graduação e pós-graduação até 2015. Para este ano, a previsão é a concessão de 20 mil bolsas. Somente para os Estados Unidos e Alemanha serão distribuídas 5.500 bolsas da Capes na modalidade sanduíche, que permite ao estudante fazer um ano do seu curso fora do país com aproveitamento dos créditos.

Para se candidatar, o estudante deve estar matriculado em curso nas áreas definidas como estratégicas pelo Ciência sem Fronteiras; ter nacionalidade brasileira, ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto e apresentar o teste de proficiência na língua do país de destino.

Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa do Governo Federal, por meio dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e suas instituições de fomento – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Visite o site www.cienciasemfronteiras.gov.br para informações sobre as chamadas, requisitos e formas de apoio ao estudante no exterior.

Reitor da UFLA participa de reunião na Andifes para a escolha da nova diretoria

Cibele Aguiar

Nessa quarta-feira (1º), o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, participou de reunião na sede da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes, em Brasília, que teve como destaque as eleições para Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e homologação do Diretório Nacional.

Durante a eleição, o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Carlos Edilson de Almeida Maneschy, foi eleito presidente da entidade, para mandato de um ano, em sucessão ao reitor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), João Luiz Martins.

A greve dos docentes e técnicos administrativos também foi colocada em debate pelos reitores, que mantém a interlocução com o governo para a busca de acordo. “… Creio que a Andifes é muito importante para que se encontre uma solução, porque os reitores têm um grande papel na mediação para que se resolva esse impasse”, afirmou Maneschy.

Criada em 23 de maio de 1989, a Andifes é a representante oficial das universidades federais de ensino superior (IFES) na interlocução com o governo federal, com as associações de professores, de técnico-administrativos, de estudantes e com a sociedade em geral.

O reitor da UFLA ainda participou de reuniões no Ministério da Educação (MEC) para discutir o orçamento da Universidade para 2013 e o projeto de expansão.

Foto: site UFPA

Atletas do taekwondo da UFLA participam dos Jogos Regionais de São Paulo

Deyvid Eugênio e Mariela de Abreu

Os atletas Deyvid Eugênio e Mariela de Abreu (graduandos em Física e Educação Física na UFLA, respectivamente) participaram dos Jogos Regionais de São Paulo da 6ª Região, em Penápolis, no dia 24 de julho. Competindo no taekwondo, eles representaram a cidade de São José do Rio Preto.

Mariela de Abreu foi campeã do evento na categoria até 67 kg. Com esse resultado, a atleta chegou ao tricampeonato dos Jogos Regionais. Já o atleta Deyvid Eugênio ficou em quinto lugar na categoria até 80 kg, após ser derrotado no Golden Point (Ponto de Ouro) pelo atleta campeão nesta edição do evento.

Agora, os esportistas se preparam para competições futuras: Deyvid Eugênio e Rodrigo de Freitas (Sistema de Informação) treinam para a próxima etapa do Campeonato Mineiro, que será nos dias 18 e 19 de agosto, em Caeté. Já a atleta Mariela de Abreu participará do Campeonato Brasileiro Adulto, que será realizado entre 30 de agosto e 2 de setembro, em Porto Seguro (BA).