INCT/Café aprova recursos adicionais para consolidação dos projetos de pesquisa

Cibele Aguiar

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT/Café), com sede na Universidade Federal de Lavras (UFLA), teve seu projeto de consolidação aprovado para mais dois anos de atuação, com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) que superam três milhões de reais, quando somados recursos de custeio e bolsas (doutorado-sanduíche e pós-doutorado no exterior).

A consolidação do Instituto será norteada por cinco grandes metas: aprimorar e integrar o melhoramento clássico e molecular do cafeeiro; aplicar conhecimentos de biotecnologia na cafeicultura; Inovar no manejo de pragas e doenças do cafeeiro; desenvolver sistemas inovadores de produção de café e agregar valor na qualidade da bebida e comercialização do café.

O parecer técnico que recomenda a concessão de recursos adicionais ao INCT/Café ressalta a importância da cadeia produtiva do café para a economia brasileira, a busca por uma maior articulação entre instituições de ensino e pesquisa, o foco no desenvolvimento de produtos inovadores e a formação de recursos humanos qualificados, da produção à indústria.

Na avaliação do coordenador do INCT/Café, professor Mário Lúcio de Resende, o INCT/Café tem buscado se orientar sob três pilares: inovação, articulação e internacionalização, que são os elementos fundamentais para uma nova atuação da pesquisa. Segundo o coordenador, nesta nova fase também será dada especial atenção à difusão das tecnologias e a transferência do conhecimento gerado.

Oportunidade de bolsas

Especificamente para os pesquisadores de café, o CNPq disponibilizou cotas para doutorado sanduíche e pós-doutorado em programas ligados INCT/Café, com a finalidade de aproximar os pesquisadores brasileiros de sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Ainda existem vagas disponíveis para o intercâmbio que, além da bolsa de estudos, prevê auxílio financeiro para passagens aéreas, auxílio instalação e seguro saúde.  O prazo para a bolsa de doutorado sanduíche e pós-doutorado no exterior é de 6 a 12 meses.

Os interessados devem procurar informações em suas instituições de referência ou diretamente no INCT/Café. As bolsas disponibilizadas estão abertas a pesquisadores ou professores em atividade nas instituições signatárias do Programa: UFLA, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Embrapa Café, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Instituto Agronômico de Campinas (IAC).