UFLA aprova 20 projetos no Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig

Cibele Aguiar

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) divulgou o resultado da sexta edição do Programa Pesquisador Mineiro (PPM), do qual a Universidade Federal de Lavras foi contemplada com a aprovação de 20 projetos de pesquisa em diferentes áreas do conhecimento.  Os pesquisadores da UFLA selecionados receberão o benefício em forma de cotas mensais, com vigência de 24 meses e valor global de 840 mil reais.

Os projetos selecionados contemplam nove departamentos da Universidade, sendo seus coordenadores os professores: José Maria de Lima (Ciência do Solo – DCS), Renato Luiz Grisi Macedo (Ciências Florestais – DCF), João Cândido de Souza (Biologia – DBI), Evaristo Mauro de Castro (DBI), Nilton Curi (DCS), Carlos Rogério de Mello (Engenharia – DEG), Suzan Kelly Vilela Bertolucci (Agricultura – DAG), Renato Paiva (DBI), Flávia Luciana Naves Mafra (Administração e Economia – DAE), Alex Bager (DBI), Sérgio Martins de Souza (Ciências Exatas – DEX), Priscila Vieira Rosa Logato (Zootecnia – DZO), Paulo Fernando Trugilho (DCF), Luiz David Solis Murgas (Medicina Veterinária – DMV), Geraldo César de Oliveira (DCS), Júlio Neil Cassa Louzada (DBI), Márcio Gilberto Zangeronimo (DMV), Luiz Antônio Augusto Gomes (DAG), Mario Luiz Chizzotti (DZO) e Patrícia Duarte de Oliveira Paiva (DAG).

Na avaliação do reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, esse resultado vem reforçar a excelência da Universidade no que tange à pesquisa, sendo validado o esforço do corpo docente na proposição e condução de projetos destacados, já que a seleção é realizada mediante a indispensável comprovação de produção científica de alta qualidade nos últimos cinco anos.

O Programa

Criado pelo Conselho Curador da Fapemig em 2006, o Programa Pesquisador Mineiro (PPM) faz parte de um pacote de programas inovadores, tendo como objetivo apoiar, por meio de concorrência, as melhores propostas coordenadas por pesquisadores ou tecnólogos de reconhecida liderança na sua área, alta produtividade e que têm projetos financiados por órgãos de fomento à pesquisa. Em sua sexta edição, vai beneficiar 192 pesquisadores de diferentes universidades e institutos de pesquisa do Estado, com recurso superior a R$ 8 milhões para o desenvolvimento de projetos de pesquisa.

O PPM oferece cotas financeiras mensais (grant) a pesquisadores e tecnólogos que já tenham projetos de pesquisa financiados por instituições de fomento. As cotas são divididas em três modalidades: pesquisadores que não possuem o adicional de bancada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); pesquisadores que possuem o adicional de bancada; e pesquisadores tecnólogos.