UFLA realiza cerimônia de transmissão do cargo de reitor ao professor Scolforo

Cibele Aguiar
O reitor prof. Scolforo recebe das mãos do antecessor, professor Antônio Nazareno, a pelerine

Na segunda-feira (4), no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras, foi realizada a sessão solene de transmissão do cargo de reitor ao professor José Roberto Soares Scolforo. Como símbolos da passagem do reitorado, foi assinado o termo de transmissão do cargo e o novo reitor recebeu a pelerine (veste carregada de simbolismo no reitorado) das mãos do antecessor, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, que, em gesto de agradecimento, também foi presenteado com a pelerine usada na gestão 2004 a 2008 e 2008 a 2012.

Durante a cerimônia, o novo reitor nomeou a vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende von Pinho, cujo discurso reforçou a dedicação, competência e o amor pela Instituição. Também foram anunciados os membros da equipe de gestão (pró-reitores, chefe de gabinete e assessores diretos), assim como foram entregues os certificados aos chefes eleitos dos 17 departamentos da Universidade.

Em seu pronunciamento, o reitor destacou o apoio de amigos e familiares durante a sua trajetória pessoal e, de maneira especial, aos idealizadores e a todos os antecessores e profissionais que fizeram parte da história da Universidade. Reafirmou o amor e envolvimento institucional para que a UFLA não apenas mantenha os rumos acertados que a levaram a ocupar lugar de destaque no cenário nacional, como também, de maneira ousada, busque avançar ainda mais ao sonho de figurar entre as 150 melhores universidades do mundo.

Professora Édila von Pinho recebe a pelerine como vice-reitora

O professor Scolforo enfatizou três pontos considerados prioritários: investir em novos cursos para consolidar a dimensão universitária, construir uma cultura de inovação com foco no desenvolvimento de produtos e processos que representem soluções e traga o desenvolvimento da sociedade e, em especial, valorizar todas as pessoas e segmentos que compõem a Universidade, reforçando a característica de trabalho em equipe que pretende incentivar em sua gestão.

A cerimônia contou com a presença de autoridades, entre eles, a prefeita municipal Jussara Menicucci, deputado estadual Fábio Cherem e deputado federal Reginaldo Lopes, representantes de órgãos governamentais, entidades de classe e de fomento, como o diretor científico da Fapemig, prof. José Policarpo Gonçalves de Abreu, reitores, comunidade acadêmica da UFLA, amigos e familiares.

Em seu discurso de despedida, o professor Nazareno fez uma breve retrospectiva dos oito anos à frente da Instituição, relembrando as principais conquistas para a expansão da Universidade e, sobretudo, agradecendo aos membros de sua equipe nas duas gestões. O professor Nazareno assume o cargo de assessor para assuntos institucionais na nova Direção Executiva.

Na oportunidade, o professor Nazareno foi homenageado com canções da Orquestra de Câmara da UFLA, antigo sonho e uma das conquistas de sua gestão.

Veja a galeria de fotos: clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido. Fotos: Cibele Aguiar e Mateus Lima

Cerimônia de trasmissão de cargo