UFLA realiza Conferência de Políticas Públicas e Gestão Social nesta sexta-feira (25)

Cibele Aguiar

O Núcleo de Estudos em Administração Pública e Gestão Social (Neapegs) e os estudantes do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PPGAP – Mestrado Profissional) promovem, nesta sexta-feira (25), das 10 às 12 horas, a Conferência de Políticas Públicas e Gestão Social, no anfiteatro do Departamento de Administração e Economia (DAE), bloco 3. O evento tem a coordenação do professor José Roberto Pereira.

O evento terá a apresentação do diretor do Programa de Doutorado do Instituto de Governo e Políticas Públicas (IGOP) da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), professor Joan Subirats Humet – PhD em Economia com atuação na área de Ciência Política, Políticas Públicas e Administração Pública. Editor da Revista Espanhola de Ciência Política. A palestra terá como tema central os resultados de pesquisas sobre políticas públicas realizados no âmbito do Instituto.

O evento é voltado a professores e estudantes da área. Os interessados poderão fazer a inscrição no local e horário do evento.

Carga horária total: 2 horas

Abrangência: Internacional

Quantidade Total de Vagas: 100

Informações: (35) 3829-1458 ou edimilsones2002@yahoo.com.br

Congresso Mineiro de Engenharia de Alimentos começa no dia 28

A organização do Congresso Mineiro de Engenharia de Alimentos (CMEA) confirmou em seu site a realização do evento na UFLA, entre os dias 28 de maio e 1º de junho, independentemente da greve nas instituições federais de ensino. As inscrições para o Congresso já estão encerradas e a programação está definida e pode ser conferida no endereço eletrônico: www.cmea2012.com.

São esperados no evento pesquisadores, profissionais, docentes e estudantes de Minas Gerais. O Congresso tem o objetivo de divulgar pesquisas e inovações científicas e tecnológicas do setor alimentício, por meio de palestras, minicursos e visitas técnicas.

O CMEA é organizado pelo Centro Acadêmico de Engenharia de Alimentos e os núcleos de estudos do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA). O evento tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFLA, do DCA e da Associação Brasileira de Engenharia de Alimentos (Abea).

Associação dos Pós-Graduandos apoia greve dos professores

Após realizar uma assembleia, no dia 22, a Associação dos Pós-Graduandos da UFLA (APG) divulgou um comunicado declarando apoio à greve dos professores e solidariedade aos seus ideais. Durante a assembleia, a APG debateu as consequências do movimento, especialmente para os pós-graduandos, e definiu algumas reivindicações.

As principais solicitações foram o funcionamento do Restaurante Universitário e a disponibilização de alojamento para a pós-graduação durante a paralisação. A manutenção desses serviços se faz necessária porque os pós-graduandos permanecem com atividades de pesquisa no câmpus, mesmo sem aulas. A APG também solicitou a reestruturação dos horários dos ônibus internos da UFLA e apoio dos setores da Universidade a mobilizações promovidas pela pós-graduação.

A assembleia da APG foi realizada no Anfiteatro da Biblioteca Universitária e contou com quase 40% dos estudantes regularmente matriculados na pós-graduação. Como resultado da reunião, foi redigida uma carta, enviada ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), à Associação Nacional dos Pós-graduandos (ANPG) e à Associação dos Docentes da UFLA (Adufla). No documento, a APG se compromete a apoiar o movimento de greve nas eventuais formas de protesto que venham a ocorrer, mas “sem o compromisso de paralisar as atividades de pesquisa ou boicotar qualquer atividade proposta por docentes não aderentes à greve”.