Professoras de Lavras representam o município em congresso internacional

Cibele Aguiar

De 7 a 11 de maio, a professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (DED/UFLA) Maria da Gloria Bastos Mesquita, com as professoras da rede municipal de Lavras Telsuíta Pereira Santos (Escola Municipal Álvaro Botelho) e Ana Lúcia de Souza (Escola Municipal Doutora Dâmina e Escola Estadual Cinira Carvalho), participaram do IV Congreso Internacional En Formación Y En Modelación En Ciencias Básicas, em Medellín – Colômbia.

As professoras apresentaram o resultado de pesquisas sobre os Cursos de Formação Continuada em Educação Matemática, projeto de pesquisa e extensão iniciado no DED/UFLA em 2005, em parceria com a Prefeitura Municipal, que resultou na formação de professores da Educação Básica da rede pública de ensino.

De acordo com as professoras, por meio desses cursos, foi despertada a importância e o interesse pela Educação Matemática.  Um dos resultados foi a criação do 1º Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEMA-α) da região, contando com a participação de professores dos diversos níveis de ensino, da educação básica ao ensino superior e das diferentes esferas (municipal, estadual, particular e federal).