CRIA Lavras conquista oito medalhas e mantém destaque no ranking nacional

Equipe Cria Lavras e amigos da equipe Estrela de Guarulhos em confraternização
Cibele Aguiar

Na semana passada, 20 atletas do projeto “Cria Lavras” participaram do Torneio FPA – da Federação Paulista de Atletismo, na pista do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo, e do Circuito Caixa Pré-Mirim, Mirim e Menores, no Centro de Esportes de Alto Rendimento, em Campinas.  Nas duas competições, a equipe de Lavras conquistou oito medalhas, reforçando o potencial dos atletas nos rankings estaduais e nacionais.

Na avaliação do treinador, professor Fernando de Oliveira, do Departamento de Educação Física, mesmo com dificuldades, os atletas do projeto encantaram nas pistas paulistas, chamando a atenção de treinadores de grandes equipes. 

Em São Paulo, entre os adultos, o atleta juvenil Althieres dos Santos, retornando às pistas após ficar um mês sem treinar em razão de uma fissura em uma das costelas, foi 4º colocado no salto em distância, saltando 7 metros. Jenifer Norberto, uma das melhores saltadoras em altura do País, fez sua estreia no salto triplo, sendo a 5ª na classificação geral, com um salto de 11,68 m. Ainda no primeiro ano da categoria, a atleta será convocada para o campeonato brasileiro de menores. Na prova “400 m com barreiras”, o atleta Pedro de Oliveira fez uma estreia promissora na prova, com potencial de convocação para a seleção brasileira que disputará o próximo sul-americano.

No domingo, em Campinas, os atletas lavrenses levaram a nome da Universidade aos pódios da competição, aumentando a coleção de medalhas da equipe Cria Lavras. Na categoria Mirim, Pamela André trouxe a medalha de ouro, com o melhor salto em distância do ano no Brasil, 5,39 m, além de ser 2ª colocada nos 80 m com barreira; agora é líder nacional de três provas, já que possui o melhor salto em altura e a maior pontuação do ano no pentatlo.

O atleta Paulo Henrique também foi ouro na prova 100 m rasos. No seu retorno às pistas, após três meses de dor em um dos pés, a mirim Sarah Carolina foi a 3ª colocada nos 300 m com barreiras que, na opinião do treinador, pode ser considerada uma corrida de superação.

Althiene dos Santos e Ana Flora foram prata e bronze no arremesso de peso e 100 m rasos, respectivamente. No lançamento de dardo, Jenifer Norberto fez um lançamento de 32,24 m, conquistando a 5ª posição no ranking e Ingrid Ellen foi a 4ª colocada, demostrando a rápida evolução das jovens atletas nessa prova. Também no dardo, Pedro de Oliveira foi 4º, com um lançamento de 42,10; melhorando em 5 m o seu recorde na prova.

Na categoria pré-mirim, o resultado da equipe impressionou até mesmo o treinador, em especial pela atuação de Kathelyn Naiara Norberto. “As fáceis vitórias no salto em distância e arremesso de peso, nesta última superando a segunda colocada por 1,5 m deixou a pergunta no ar: – Até onde vai essa menina? A resposta eu ouvi da treinadora da equipe de HSBC/Estrela de Guarulhos, Joelma Souza: – Essa vai até onde quiser.”, destacou Fernando.

Atletas do Cria Lavras participam no próximo fim de semana (19 e 20) do 28º GP Brasil Caixa 2012, no Rio de Janeiro.