Teste Toefl será aplicado na UFLA neste sábado (5)

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) será sede de aplicação do Toefl (Test of English as a Foreign Language) neste sábado (5), no Anfiteatro de Fisiologia Vegetal do Departamento de Biologia (DBI), às 8 horas. Os candidatos inscritos devem comparecer ao local com uma hora de antecedência.

O Toefl é exigido nos editais do Programa Ciência sem Fronteiras e também em outros programas de graduação ou pós-graduação em países de língua inglesa. O exame tem o objetivo de avaliar o potencial individual de falar e compreender o inglês em nível acadêmico, abrangendo quatro seções: leitura, compreensão oral, expressão oral e expressão escrita. A nota no TOEFL é válida por dois anos – após esse prazo, é eliminada do banco de dados.

Informações sobre o teste: Diretoria de Relações Internacionais (DRI) ou pelo telefone (35) 38291858

Estudantes da UFLA representam o estado no Encontro Internacional de Lutas Associadas

Thiago, Douglas Vieira (medalhista olímpico em 1984) e Paulo

As cidades de São Paulo e Santos sediaram o I Encontro Internacional de Lutas Associadas, entre os dias 19 e 22 de abril. Três moradores de Lavras participaram do encontro, a convite da Federação Internacional de Lutas Associadas (Fila) e da Federação de Desporto Escolar de São Paulo (Fedesp), a fim de representarem Minas Gerais e a universidade: os estudantes de Educação Física da UFLA, Paulo Estevão Alvarenga e Edson Junior, e o judoca Thiago Matioli.

Durante o evento, dois dias foram de seminários específicos sobre artes marciais asiáticas. Já nos outros dois, foram discutidas as competições dessas modalidades. O encontro contou com as seguintes delegações: Cazaquistão, Rússia, Índia, África do Sul, Bielorrússia, Lituânia, Irã, Venezuela, Chile, Uruguai, Tadjiquistão e Brasil (SP, RJ, RS e MG). Os estudantes da Universidade, que participam do Projeto de Judô, tiveram contato também com alguns ícones do esporte nacional (como Douglas Vieira e Frederico Flexa, atletas olímpicos).

Formandos de julho/2012 têm até o dia 4 para se associar

Encerra-se nesta semana o prazo para associação dos prováveis formandos de julho/2012 na Comissão de Formatura. Em seu endereço eletrônico, a comissão avisa que o dia 4 de maio (sexta-feira) é o dia final e que não haverá prorrogação.

Para fornecer informações, a Comissão de Formatura mantém um canal de comunicação com os associados: www.formandosjulho2012ufla.com.br. O espaço é dedicado à publicação de avisos, orientações, datas dos próximos eventos, lista de associados atualizada e dados da comissão.

Obra de Richard Feynman é destaque do Colóquio da Física

Nesta quarta-feira (2 de maio), às 17h45, será exibida no Anfiteatro do Departamento de Ciências Exatas uma videopalestra sobre os 90 anos de Richard Feynman. O palestrante é o professor Nestor Caticha, do Departamento de Física Geral da USP.

Richard Feynman (1918-1988) foi um dos maiores físicos do século XX. Ele recebeu o prêmio Nobel de Física de 1965 pela sua contribuição para a Eletrodinâmica Quântica, mas também desenvolveu técnicas de cálculo aplicáveis em diversas áreas da física, como as chamadas integrais de trajetória e os famosos diagramas de Feynman. Além disso, contribuiu para a teoria das interações eletrofracas, para a teoria das interações fortes e para o entendimento da superfluidez do hélio líquido.

O físico foi ainda um pioneiro da computação quântica, tendo introduzido, no final dos anos 1950, o conceito de nanotecnologia. Participou do Projeto Manhattan e da comissão que estudou o acidente do ônibus espacial Challenger em 1986. Feynman foi também um divulgador de ciência para o público leigo. Escreveu diversos livros didáticos e de divulgação da física.

Videopalestra: 90 Anos de Richard Feynman

Data: 2/5/2012 (quarta-feira)

Local: Anfiteatro do DEX

DAE tem novo site

A nova interface do site do Departamento de Administração de Economia da UFLA já está no ar. O endereço eletrônico foi atualizado com informações sobre o Departamento, os cursos de graduação e pós-graduação, corpo docente e técnico administrativo, câmaras, núcleos de estudo e fotos. Além disso, o site contém uma área específica de notícias.

Conheça o novo endereço eletrônico do DAE: www.dae.ufla.br.