Cria Lavras é vice-campeão brasileiro na Copa Brasil de Provas Combinadas

Paulo Henrique da Silva, prata no octatlo

A equipe Cria Lavras (UFLA/Prefeitura) demonstrou nesse fim de semana seu alto rendimento, ao conquistar o vice-campeonato na classificação geral da Copa Brasil/Caixa de Provas Combinadas, em Campinas. O primeiro colocado foi o ASA-São Bernardo, que somou 45 pontos; o Cria Lavras foi o segundo, com 23 pontos; e a Mangueira, com 19 pontos, ficou com a terceira posição.

Na competição nacional, Paulo Henrique da Silva (Lolinho) e Pedro de Oliveira foram, respectivamente, medalhas de prata e bronze na prova do octatlo (100 m, arremesso de peso, salto em altura, 400 m, 110 m com barreiras, salto em distância, lançamento de dardo e 1.000 m). Paulo Henrique liderou a competição até a última prova, mas foi ultrapassado ao final dos 1.000 m pelo atleta Gabriel Constantino, da Mangueira, que venceu por apenas 16 pontos (5.645 a 5.629). Paulo Henrique teve seu melhor momento no salto em distância, com um salto de 6,97 m, o que determinou a busca pelo índice do mundial de Barcelona (7,47 m), que deve ser feito até junho de 2012.

Pedro de Oliveira, atual campeão e recordista brasileiro do pentatlo, subiu de categoria recentemente, mas fez uma prova de veterano: em Campinas, melhorou pela terceira vez no ano seus resultados no salto em distância, 400 m, arremesso de peso, 110 m com barreiras, lançamento de dardo e 1.000 m. A medalha veio somente na prova de 1.000 m, que liderou de ponta a ponta.

Na prova feminina do heptatlo, as atletas Althiene Santos e Jenifer Nicole estiveram na liderança e no pódio até as duas últimas provas. Porém, Jenifer Nicole perdeu sua medalha ao zerar no lançamento de dardo – o dardo caiu em cima da linha demarcatória da área de lançamento, sendo invalidado. Apesar disso, finalizou em quarto lugar. Já Althiene, recém-recuperada de uma lesão no pé, estava na liderança até a última prova, os 800 m. A falta de treinos de corrida a fez desmoronar para a quinta posição no geral. A grande novidade foi a competividade de Ingrid Ellen, que demonstrou grande evolução no lançamento de dardo e corridas com barreiras. Ela ficou com a nona colocação no final.

Os atletas do Cria Lavras estavam, há três meses, sem uma pista de treinos disponível, devido à manutenção do Estádio da UFLA. Isto fez com que surgissem dúvidas sobre o nível competitivo dos atletas na Copa Brasil; porém, para o coordenador do projeto, professor Fernando Roberto de Oliveira: “Em Campinas, ficou demonstrado o acerto da abordagem logística e pedagógica estabelecida para atenuar essa dificuldade, com as viagens para treinamentos e disputa das Copas Minas e Paulista no mês de março”.

A Copa Brasil/Caixa de Provas Combinadas-2012 foi uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, coorganizada pela Federação Paulista de Atletismo, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Prefeitura de Campinas.