UFLA abre 24 vagas para professores temporários

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) abre processo seletivo para contratação de 24 professores temporários para os seguintes departamentos: Administração e Economia (DAE), Ciências Exatas (DEX), Ciência da Computação (DCC), Ciência dos Alimentos (DCA), Ciência dos Solos (DCS), Ciências Humanas (DCH), Educação Física (DEF) e Medicina Veterinária (DMV).

As inscrições serão realizadas somente via internet e deverão ser efetuadas no site www.prgdp.ufla.br/selecao, a partir das 9 horas do dia 30/3 até as 18 horas do dia 12/4. As taxas de inscrição variam de acordo com a área: R$ 53,00 para Matemática, Ciência da Computação, Biodinâmica do Movimento Humano, Fundamentos dos Esportes Coletivos, Língua Latina e Aspectos Morfológicos dos Sistemas Humanos, com ênfase em primeiros socorros; R$ 100,00 para Sociologia, Fertilidade do Solo e Nutrição Mineral de Plantas e Reprodução Animal; e R$ 75,00 para as demais.

As remunerações variam entre R$ 2.434,33 (para professores com título de graduação); R$ 3.320,52 (mestrado); e R$ 4.604,00 (doutorado), para carga horária de 40 horas semanais. O processo seletivo constará de prova didática e de títulos, obedecendo à Resolução Cuni 46, de 3/10/2007.

A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PRGDP) divulgará, a partir de 17 de abril, a lista dos candidatos inscritos em cada área, no site www.prgdp.ufla.br/selecao.

Veja o extrato do edital

Confira o edital, as vagas por área e os temas

Neagro seleciona novos membros

O Núcleo de Estudos em Agricultura Orgânica (Neagro) abriu hoje (2) processo seletivo para novos membros. O prazo para inscrições vai até o dia 11 e os interessados devem enviar um e-mail contendo o nome, curso, período e um texto explicando o seu interesse em participar do núcleo. O endereço para envio é neagroufla@gmail.com; posteriormente, o grupo agendará a data e o local para entrevista, via e-mail.

Podem participar da seleção estudantes de graduação e pós-graduação de qualquer período e curso, especialmente das áreas agrárias, interessados no sistema de produção orgânica. O Neagro atua desde 2003 promovendo eventos que contribuem para a disseminação dos conhecimentos em produção orgânica de alimentos e vegetais e a capacitação de seus membros. O grupo está envolvido, atualmente, três projetos de extensão.

Concorrência no mercado de alimentos derruba a inflação de fevereiro e de março

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), calculado pelo Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA), registrou, no mês de março, queda na média geral dos preços pesquisados, ou seja, houve deflação no período, a exemplo do mês passado.

O coordenador da pesquisa, professor Ricardo Reis, explica que “deflação é o inverso da inflação, não implicando que os preços de todos os produtos e serviços que compõem o índice tenham caído”. Na deflação, o que cai é a média dos preços pesquisados, conforme sua ponderação (cada preço tem um peso no IPC).

Em março, a deflação foi de 0,45%; no mês de fevereiro, o índice de inflação estimado pela UFLA ficou negativo 0,17%. No mês de março, a deflação ficou localizada principalmente no setor de alimentos, que teve queda média de 1,41%; nas despesas com higiene pessoal, com redução de 0,3%; nos gastos com vestuário, que ficaram, em média, mais baratos 1,25%. A pesquisa também registrou queda nas despesas com serviços gerais (-1,01%), em razão da redução no preço do gás de cozinha em 2,38%.

Entre os gastos dos consumidores que tiveram altas de preços em março, destacam-se: bebidas (7,69%); material de limpeza (0,36%); educação e saúde (0,02%) e despesas com transporte, cuja alta no mês foi de 0,89%. Os demais itens que compõem o IPC da UFLA mantiveram-se, em média, estáveis em março: bens de consumo duráveis (eletroeletrônicos, eletrodomésticos, móveis e informática), despesas com moradia e gastos com lazer.

Os alimentos in natura ficaram mais baratos no mês 0,76%, principalmente tomate,  pimentão, couve-flor, quiabo, pepino e frutas em geral. E foram a carne bovina e o arroz que levaram à queda média de 2,7% nos alimentos semielaborados. Os alimentos industrializados também contribuíram para a deflação de março, com queda média de 0,26%.

De acordo com o professor Ricardo Reis, a concorrência, principalmente no mercado de alimentos, foi a maior responsável pelo comportamento da inflação em março. Por outro lado, o aumento médio das cervejas em 22,95%  inibiu parte dessa competição. O clima quente também contribuiu nas cotações dos produtos hortícolas e das frutas, pois, nesta época, há um aumento na oferta de frutas e verduras, acompanhadas de um menor tempo na chamada “vida de prateleira”, como consequência das altas temperaturas, o que requer um giro rápido para evitar perdas.

Com esses comportamentos de baixa dos preços dos alimentos, o custo da cesta básica de alimentos para uma família de quatro pessoas teve queda mensal de 1,0%. Em janeiro, seu valor foi de R$ 392,71, no mês de fevereiro, essa despesa caiu para R$ 378,15,  chegando a R$374,34 em março.

Viva Vôlei terá sexta edição

Uma nova edição do festival Viva Vôlei foi anunciada: o Ginásio Poliesportivo do 8º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais sedia o IV Viva Vôlei no sábado, 14 de abril, das 9 às 11h30. Crianças e adolescentes de 7 a 14 anos e alunos das escolas de Lavras e região são os convidados do evento.

No Viva Vôlei, os participantes aprendem mais sobre a prática do esporte mediante a disputa de jogos e de outras atividades recreativas. A atração é organizada pela UFLA, Polícia Militar de Minas Gerais, Confederação Brasileira de Vôlei e Federação Mineira de Vôlei.