Professor da UFLA ministra aulas em universidades norte-americanas e fortalece parceria internacional

Cibele Aguiar

No período de 13 a 25 de março, o professor Joel Yutaka Sugano, do Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA), visitou as universidades norte-americanas University of Delaware (UD) e Northern Michigan University (NMU), onde ministrou aulas como professor visitante. As apresentações tiveram como foco a gestão estratégica e inovação em modelos de negócios, temas que tem trabalhado na UFLA, com a orientação de diversas teses e dissertações.

Em sua segunda visita à Escola Superior de Agricultura e Recursos Naturais de Delaware, Joel Sugano apresentou a palestra intitulada “Desenvolvimento de negócios no Brasil através da inovação: o caso da plataforma empresarial brasileira das indústrias de café, etanol e sementes”. Entre os assuntos abordados, o desafio de escolher entre o uso de terras agricultáveis para a produção de alimentos ou biocombustíveis.

“A parceria entre UD e UFLA é uma porta que se abre para novas possibilidades de negócios, pesquisa, intercâmbio de conhecimentos e de ideias”, reforçou prof. Sugano, enfatizando a importância da inovação aberta e colaborativa.

Ainda na Delaware, o professor ministrou palestras em duas turmas de graduação e visitou outros departamentos da Universidade, em especial o Escritório de Inovação Econômica e de Parcerias (semelhante aos Núcleos de Inovação Tecnológica no Brasil), Instituto de Estudos Globais, e reuniu-se com o vice-diretor de Comércio Internacional e Desenvolvimento do Estado de Delaware, com os quais acredita que possa haver futuras parcerias.

“Acredito que as visitas representaram oportunidades ímpares para estabelecermos um forte relacionamento com parceiros norte-americanos, que estão vendo o Brazil como um celeiro de novas oportunidades”, destacou.

Já na NMU, o professor Joel Sugano apresentou o desenvolvimento de novas tecnologias no setor agroindustrial, com especial ênfase na inovação de modelos de negócios adotada pela empresa TBIT Tecnologia e Sistemas, incubada na Inbatec/UFLA. O estudo de caso foi debatido em salas de aula nas disciplinas de teoria organizacional, marketing, empreendedorismo e introdução à economia, causando uma visão muito positiva sobre o processo de inovação em uma startup brasileira com foco no desenvolvimento de sistemas computacionais para o agronegócio.

Em todas as apresentações, esteve presente o professor Raymond Amtmann, professor de administração da NMU, que tem ministrado a disciplina de “Empreendedorismo Sustentável” como professor visitante na UFLA.

A viagem foi patrocinada pelas universidades norte-americanas, sendo parte do programa International Visiting Scholars Series da NMU e do convênio da University of Delaware com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla inglesa).

Foto: Christy Mannering – University of Delaware