Fapemig aprova projeto da UFLA para consolidação das relações internacionais

Cibele Agguiar

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) acaba de aprovar o projeto da Universidade Federal de Lavras (UFLA) para apoio à consolidação da Diretoria de Relações Internacionais (DRI). O projeto, que será coordenado pelo diretor Antonio Chalfun Junior, terá apoio financeiro no valor aproximado de 48 mil reais. O edital, aberto em 2011, tem o objetivo de prover as universidades sediadas em Minas Gerais para a efetiva inserção internacional.

Estratégia de internacionalização

No ano 2000, a UFLA sentiu necessidade de expandir o Escritório de Assuntos Internacionais, dando origem à Diretoria de Relações Internacionais (DRI), órgão ligado diretamente à Reitoria e responsável por organizar e incentivar o processo de institucionalização, cada vez mais vital para a excelência do ensino, pesquisa e extensão. Desde então, o número de convênios e acordos de cooperação e intercâmbio acadêmico-científico internacionais tem crescido consideravelmente.

A política de cooperação da Universidade propõe o estabelecimento e a consolidação de parcerias para o intercâmbio de estudantes (de graduação e pós-graduação) e de professores, e também para sua especialização em eventos internacionais. Objetiva também o desenvolvimento científico, tecnológico, do ensino e da extensão universitária, por meio de parcerias em diversas áreas do conhecimento.

Atualmente, a UFLA mantém 45 convênios com instituições estrangeiras, 35 deles assinados a partir de 2005. Incluem acordos de cooperação, protocolos de intenção e convênios de intercâmbio de discentes e docentes, destacando-se os firmados com universidades americanas e europeias.