Ciência sem Fronteiras faz nova chamada para intercâmbio na graduação em sete países

Os formulários de inscrição para as novas chamadas de graduação sanduíche (SWG) na Austrália, Bélgica, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Holanda e Portugal já estão disponíveis no portal do programa Ciência sem Fronteiras –  www.cienciasemfronteiras.gov.br .

As inscrições devem ser realizadas até o dia 30 de abril, por meio do Formulário On-line. A participação na chamada contempla duas formas de inscrição: mediante adesão das Instituições de Ensino Superior (IES), para instituições que possuem curso de pós-graduação reconhecido pela Capes dentro das áreas prioritárias do Ciência sem Fronteiras; ou mediante candidaturas individuais.

Para as candidaturas mediante adesão da IES, o candidato deve encaminhar o histórico escolar de graduação, comprovante do teste de proficiência na Língua do país de destino, quando exigido, e apresentar o perfil de aluno de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico segundo critérios da instituição.

Entre outros requisitos, o candidato deve estar matriculado em curso de nível superior nas áreas e temas do programa; ter nacionalidade brasileira; ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para seu curso e se comprometer a permanecer no Brasil pelo dobro de tempo que permanecer no exterior para a realização da graduação sanduíche.

O programa Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa do Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC) e suas instituições de fomento – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Para esclarecimento de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail:

faleconosco@cienciasemfronteiras.gov.br

Fonte: Equipe do Programa Ciência sem Fronteiras – CNPq/CAPES