UFLA avança no Programa Ciência sem Fronteiras

Cibele Aguiar

Durante apresentação no Seminário “Internacionalização das Universidades Federais”, realizado na última terça-feira (13) pela Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Brasília, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu menção pela gestão institucional eficiente do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), na modalidade graduação sanduíche (SWG).

O programa CsF é uma iniciativa do Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC) e suas instituições de fomento – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

De acordo com os dados apresentados pelo coordenador-geral de CNPq, Márcio Ramos de Oliveira, a UFLA figura como a 5ª universidade brasileira e a 1ª em Minas Gerais na lista das instituições com estudantes de graduação em intercâmbio internacional no âmbito do CsF, com bolsas CNPq.

Para o Coordenador do Programa CsF na UFLA, prof. Luis David Solis Murgas,  este é um sinal de que a Universidade está no caminho certo para ampliar o processo de internacionalização. “O elevado número de alunos  que participaram do edital SWG-CNPq do Ciência sem fronteiras  ocorreu em função do grande interesse da comunidade acadêmica na internacionalização dos grupos de pesquisas envolvidos”, destacou.

Com bolsas do CNPq, 20 estudantes da UFLA já estão no exterior (Portugal, Espanha, Estados Unidos, Escócia, Inglaterra, Holanda e Canadá). Outros 11 estudantes já estão com as bolsas aprovadas e devem seguir para diferentes destinos. Dois estudantes da UFLA também fazem o intercâmbio com bolsas da Capes, estando outros 44 inscritos aguardando a avaliação.

Desde que o governo federal lançou o programa em 20011, a UFLA tem incentivado os estudantes a aproveitarem a oportunidade de realizar estágios no exterior, com a finalidade de conhecer sistemas educacionais de referência em relação à tecnologia e inovação, ampliando a rede de cooperação científica por meio do maior programa de mobilidade discente internacional da história do país.

Participaram do seminário o reitor da UFLA, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, o pró-reitor de Graduação, João Chrysostomo de Resende Júnior; pró-reitor de Pesquisa, Luis David Solis Murgas, e o diretor de Relações Internacionais, Antonio Chalfun Junior.