Inscrições para graduação a distância na UFLA encerram-se na segunda-feira (19)

Cibele Aguiar

As inscrições para o processo de seleção para o preenchimento de 670 vagas para os cursos de graduação (Licenciatura em Filosofia, Letras-Português, Letras-Inglês e Pedagogia), modalidade a distância, na Universidade Federal de Lavras (UFLA) seguem até a próxima segunda-feira (19). A prova será aplicada no dia 15 de abril. As normas para a seleção estão disponíveis no site http://www.dips.ufla.br/

Os cursos terão como cidades-polo os municípios de Cambuí, Confins, Governador Valadares, Ilicínea, Itamonte, Sete Lagoas, Jaboticatubas e Lavras, conforme especificidade descrita no Edital.

As vagas são destinadas à demanda social, acrescidas das vagas não preenchidas pelos candidatos inscritos na Plataforma Freire, em atendimento à Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica – Parfor.

A taxa de inscrição é de 60 reais. O comprovante de inscrição será disponibilizado no site no dia 9 de abril. Os candidatos deverão ficar atentos aos procedimentos e calendário descritos no Edital nº 142 – DIPS/UFLA, disponível no site.

Informações sobre o curso: http://www.cead.ufla.br/secretaria@cead.ufla.br

Telefones: (35) 3829-1035/1036 e (35) 3829.1133

Acesse o Edital

Acesse o Programa de Matérias

MEC altera regra para aplicação do Enade

Cibele Aguiar

O Diário Oficial da União publicou nessa quinta-feira (15) portaria normativa do Ministério da Educação (MEC) que trata da realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), em 2012. O documento esclarece o novo procedimento que deverá ser adotado a partir de agora, ou seja, além dos formandos em 2012, deverão participar do exame também os estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso até agosto de 2013, assim como aqueles que tiverem concluído, até o término das inscrições, mais de 80% da carga horária mínima do currículo dos cursos selecionados.

Para a edição 2012, serão avaliados os estudantes dos seguintes cursos: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretário Executivo e Turismo. Além das Habilitações em Tecnologia das Áreas de Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.

Segundo nota do MEC, a medida, além de ser mais abrangente, por permitir que estudantes que se formarão até agosto do ano seguinte também sejam avaliados, inibe a prática de manipulação dos estudantes nos dois últimos semestres. Dessa forma, a avaliação das instituições, que se inicia a partir do exame, torna-se mais efetiva e conclui com a elaboração dos indicadores e conceitos de avaliação de cada curso superior e de cada instituição.

Núcleos de estudo realizam I Encontro de Atualização em Fitopatologia com foco em cafeicultura

Cibele Aguiar

Nesta quarta e quinta-feira, 21 e 22 de março, será realizado o I Encontro de Atualização em Fitopatologia, com foco em cafeicultura, no Anfiteatro do Departamento de Fitopatologia da Universidade Federal de Lavras (DFP/UFLA), a partir das 18 horas. O evento é uma ação coordenada pelos núcleos de estudo em Fitopatologia (Nefit), em Cafeicultura (Necaf) e em Pós-Colheita do Café (Pós-Café).

A programação é atual e deverá chamar a atenção de estudantes e profissionais do setor para os desafios do manejo fitossanitário em café. Na quarta-feira (21), duas palestras colocarão em debate dois temas de relevância: a pesquisadora do Instituto Biológico (IB) Flávia Rodrigues Alves Patrício abordará os sintomas e a forma de controle da mancha-aureolada; a pesquisadora da Epamig Sônia Maria de Lima Salgado fará uma explanação sobre os desafios do manejo e riscos de nematoides em solo mineiro.

Na quinta-feira (22), o pós-doutorando Eder Pedroza Isquierdo fará a apresentação sobre os efeitos do manejo fitossanitário na qualidade da bebida. Para finalizar, o engenheiro agrônomo e produtor Pedro Oscar Cardoso de Lima apresentará uma visão prática cafeicultor com relação ao manejo da lavoura cafeeira.

Após as apresentações, haverá tempo para debate.

Informações e inscrições: (35) 3829-5223