Dicas de Português

Consulta 1: O correto é Bom dia a todos! ou Bom dia a todos e a todas?

Resposta:
Basta dizer Bom dia a todos! Aí se engloba a pluralidade das pessoas. O masculino plural, em português, refere-se a todos os gêneros, não havendo necessidade alguma de repetir “os alunos e as alunas”, ”os participantes e as participantes”, por exemplo; além de tudo, a fala com esse tipo de repetição fica tediosa, às vezes insuportável. Já imaginou você ter de dizer ”Pedimos aos presentes e às presentes que fiquem de pé para ouvir o Hino Nacional” ?

Consulta 2: Tenho dúvidas sobre a conjugação do verbo composto HAVER + SER no tempo pretérito, terceira pessoa do plural. O verbo HAVER flexiona ou não? Por exemplo: ”a recorrente alegou que os documentos HAVIAM SIDO entregues (ou havia sido??)”.

Resposta:
*O verbo haver flexiona, sim, quando usado como auxiliar de outro verbo na formação dos tempos compostos da voz ativa, que são constituídos de formas do verbo haver ou ter mais o particípio do verbo principal. O uso do auxiliar ”ter” é mais popular e frequente; haver é mais erudito: – Os documentos tinham sido entregues. = Os documentos haviam sido entregues. – Eles já tinham cantado quando chegamos ao teatro. = Eles já haviam cantado quando chegamos ao teatro.

Consulta 3: Gostaria de saber se a expressão ”voltar atrás” no sentido de mudar de ideia, não representa uma redundância, uma vez que ”voltar à frente” é impossível. Exemplo: Ele iria viajar neste mês, mas voltou atrás e decidiu ficar no Brasil.

Resposta:
*Fica perfeito o emprego de ”voltar atrás” quando o verbo quer dizer ”arrepender-se, desistir, mudar de ideia, desfazer (o que foi feito)”, como no exemplo apresentado e a seguir: – O candidato disse que não aceitaria adesões à direita, mas acabou voltando atrás.

Consulta 4: Aspirante a aeromoça ou à aeromoça?

Resposta:
*Escreva: aspirante a aeromoça (como: aspirante a piloto, e não ao piloto).

Paulo Roberto Ribeiro
Ascom