PRPG seleciona bolsistas para desenvolvimento de software

Estão abertas até o dia 15 as inscrições para seleção de dois bolsistas que trabalharão em projeto de desenvolvimento e manutenção de software. A inscrição deve ser feita na Diretoria de Gestão de Tecnologia de Informação (DGTI), das 8 às 12 horas e das 14 às 16 horas.

Para se inscrever, é necessário encaminhar o Currículo Lattes com comprovantes de cursos realizados e experiência profissional na área de desenvolvimento de software e o histórico escolar.

Como pré-requisitos à vaga, o candidato deve ser matriculado em curso de graduação ou pós-graduação na UFLA e possuir conhecimentos em análise e desenvolvimento de sistemas para a web, linguagens UML e SQL e boa leitura em inglês.

A primeira fase da seleção será a análise do currículo; a segunda, uma entrevista a ser realizada a partir do dia 19. O resultado será divulgado até o dia 22 de março na PRPG e em seu site (www.prpg.ufla.br).

A bolsa terá vigência de um ano, podendo ser prorrogada a critério da PRPG. A jornada de atividades é de 20 horas semanais e o bolsista receberá uma bolsa mensal de R$360,00.

Acesse aqui o Edital.

Cead abre vagas para tutores a distância

O Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Lavras (Cead/UFLA) tem vagas abertas para tutores a distância para os cursos de Administração Pública e Pedagogia. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição nos períodos de 9 a 21 de março (Pedagogia) e de 14 a 23 de março (Administração Pública).

Os tutores atuarão como mediadores no processo de construção do conhecimento nos cursos a distância específicos. Podem concorrer às vagas graduandos com experiência mínima de um ano no magistério (educação básica ou ensino superior presencial ou a distância), pós-graduados (Lato Sensu ou Stricto Sensu) ou estudantes vinculados a Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Para cada disciplina, exige-se formação em área específica, conforme detalhado nos editais.

Veja o número de vagas, exigências para candidatura e outros detalhes nas páginas eletrônicas:

Licenciatura em Pedagogia

Bacharelado em Administração pública

Dicas de Português

Consulta 1: O correto é Bom dia a todos! ou Bom dia a todos e a todas?

Resposta:
Basta dizer Bom dia a todos! Aí se engloba a pluralidade das pessoas. O masculino plural, em português, refere-se a todos os gêneros, não havendo necessidade alguma de repetir “os alunos e as alunas”, ”os participantes e as participantes”, por exemplo; além de tudo, a fala com esse tipo de repetição fica tediosa, às vezes insuportável. Já imaginou você ter de dizer ”Pedimos aos presentes e às presentes que fiquem de pé para ouvir o Hino Nacional” ?

Consulta 2: Tenho dúvidas sobre a conjugação do verbo composto HAVER + SER no tempo pretérito, terceira pessoa do plural. O verbo HAVER flexiona ou não? Por exemplo: ”a recorrente alegou que os documentos HAVIAM SIDO entregues (ou havia sido??)”.

Resposta:
*O verbo haver flexiona, sim, quando usado como auxiliar de outro verbo na formação dos tempos compostos da voz ativa, que são constituídos de formas do verbo haver ou ter mais o particípio do verbo principal. O uso do auxiliar ”ter” é mais popular e frequente; haver é mais erudito: – Os documentos tinham sido entregues. = Os documentos haviam sido entregues. – Eles já tinham cantado quando chegamos ao teatro. = Eles já haviam cantado quando chegamos ao teatro.

Consulta 3: Gostaria de saber se a expressão ”voltar atrás” no sentido de mudar de ideia, não representa uma redundância, uma vez que ”voltar à frente” é impossível. Exemplo: Ele iria viajar neste mês, mas voltou atrás e decidiu ficar no Brasil.

Resposta:
*Fica perfeito o emprego de ”voltar atrás” quando o verbo quer dizer ”arrepender-se, desistir, mudar de ideia, desfazer (o que foi feito)”, como no exemplo apresentado e a seguir: – O candidato disse que não aceitaria adesões à direita, mas acabou voltando atrás.

Consulta 4: Aspirante a aeromoça ou à aeromoça?

Resposta:
*Escreva: aspirante a aeromoça (como: aspirante a piloto, e não ao piloto).

Paulo Roberto Ribeiro

Programa de Iniciação Científica voluntária abre inscrições

A Pró-Reitora de Pesquisa publicou o edital de abertura do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica da UFLA (Pivic): as inscrições estão abertas até as 17 horas do dia 23 de março. Com vigência de 1º de abril de 2012 a 31 de março de 2013, o programa oferece a oportunidade para estudantes que não são bolsistas desenvolverem atividades de pesquisa nas suas áreas de interesse.

Para concorrer a uma vaga no Pivic, o estudante deve ter sua proposta enviada pelo orientador por meio do site www.prp.ufla.br/editais (utilizando o Sistema de Gestão dos Programas de Iniciação Científica – Sigepic). Também devem ser enviados: cópia digitalizada do CPF do candidato; projeto de pesquisa ao qual o aluno estará vinculado; plano de trabalho a ser cumprido; e histórico escolar completo (disponível em www.drca.ufla.br).

O estudante proponente deve atender a exigências, como não participar simultaneamente de outro programa de iniciação científica, estágio, receber bolsa ou ter vínculo empregatício. As atividades do plano de trabalho devem ser desenvolvidas em regime de 12 horas semanais.

A Coordenadoria de Iniciação Científica da UFLA realizará o processo seletivo e o resultado será divulgado na página eletrônica da PRP (www.prp.ufla.br) no dia 30 de março.

Acesse aqui o edital do Pivic.