UFLA em festa: colação de grau de 13 cursos ofertados pela Universidade – Galeria de Fotos

Cibele Aguiar

Na sexta-feira (27), familiares e amigos prestigiaram as duas sessões solenes de Colação de Grau de 13 cursos ofertados pela Universidade Federal de Lavras (UFLA): Administração, Agronomia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Educação Física, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal Matemática (Licenciatura), Medicina Veterinária, Química (Licenciatura) Sistemas de Informação e Zootecnia.

As cerimônias foram presididas pelo reitor, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, com a presença do vice-reitor professor José Roberto Soares Scolforo (2ª sessão), do secretário do Conselho Universitário (Cuni) e chefe de Gabinete da Reitoria, professor Élberis Pereira Botrel, da pró-reitora adjunta de Graduação, professora Soraya Alvarenga Botelho, patronos, patronesses, professores e servidores homenageados.

No discurso dos representantes dos formandos, ênfase foi dada à importância de terem cursado uma universidade de qualidade, com uma formação técnica e ética que deverá fazer diferença no cumprimento de suas atividades. Na plateia, familiares orgulhosos manifestavam a importância desse momento por meio de aplausos e faixas de incentivo.

O deputado estadual Antônio Carlos Arantes foi o paraninfo das turmas de Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Educação Física, Engenharia de Alimentos, Matemática (Licenciatura), Química (Licenciatura) e Sistemas de Informação. Em seu pronunciamento, destacou a qualidade da UFLA como uma das instituições de ensino superior mais importantes do país.

“Tenho a certeza de que os formandos dessa Universidade estão mais do que preparados para enfrentar o mercado de trabalho cada vez mais competitivo. A UFLA já conquistou tanto respeito pelo seu trabalho que seus representantes são ouvidos em decisões de caráter nacional, quando o assunto envolve temas em que a UFLA é referência. Isso é resultado de um trabalho conjunto de excelência incontestável”, destacou o deputado paraninfo, que também elogiou o dinamismo da gestão do professor Antônio Nazareno.

O Secretário executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim Fernandes foi escolhido como paraninfo das turmas de Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Zootecnia, tendo sido representado na cerimônia de Colação de Grau pela diretora de desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior, Adriana Rigon Weska.

Na oportunidade, Adriana Weska teceu elogios à Universidade, citando-a como uma universidade exemplar e orgulho para o país. Ela enfatizou o destaque da UFLA no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), tendo conquistado a 1ª colocação entre as universidades federais do país e a segunda no ranking de todas as universidades, públicas e privadas. Dirigindo-se aos formandos completou: “Tenho a certeza de que desempenharão suas funções com responsabilidade e ética. A sociedade precisa e espera o trabalho de vocês”.

Para o reitor Antônio Nazareno, as cerimônias foram ainda mais especiais por representarem a última colação de grau em sua gestão, cujo mandato será finalizado em maio de 2012. Ele agradeceu aos familiares e jovens por confiarem à UFLA sua formação em nível superior e fez o convite para que os novos profissionais, agora ex-alunos, sempre retornem à Universidade. Lembrou que no Brasil, infelizmente, ainda é um privilégio cursar uma universidade federal de qualidade, o que deve ser motivo de orgulho para os pais e formandos.

As cerimônias foram finalizadas com a entrega da medalha da Universidade Federal de Lavras e do Certificado de Mérito Acadêmico e Esportivo, concedidos aos formandos que obtiveram os melhores desempenhos durante os cursos. Empresas parceiras da Universidade também agraciaram os formandos com prêmios e certificados de reconhecimento.

Veja a galeria de fotos da primeira sessão. Clique na primeira foto e siga a seta para ver as demais em tamanho expandido.

Veja a galeria de fotos da segunda sessão. Clique na primeira foto e siga a seta para ver as demais em tamanho expandido.