UFLA, Universidade Autónoma do Estado do México e Fundação João Pinheiro sinalizam cooperação

Cibele Aguiar

Na sexta-feira (18), representantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA), da Universidade Autónoma do Estado do México (UAEM) e Fundação João Pinheiro estiveram reunidos no Salão dos Conselhos (Reitoria), para a assinatura de um protocolo de intenções para projetos de cooperação na área da Administração Pública. Com o protocolo, a UFLA junta-se a outras 15 instituições do México, Estados Unidos, Argentina e Brasil, que integram a Rede Internacional de Investigadores em Administração – Gestão, Sustentabilidade e Políticas Públicas em Governos Locais.

De acordo com o professor José Roberto Pereira, do Departamento de Administração e Economia (DAE), um dos coordenadores do Mestrado Profissional em Administração Pública, a efetivação dessa parceria deverá fortalecer o Programa, com a possibilidade do desenvolvimento conjunto de projetos de pesquisa, mobilidade estudantil e docente, realização conjunta de eventos, participação em defesas de teses e dissertações e publicações. A articulação na rede internacional também será uma oportunidade para o Núcleo de Estudos em Administração Pública e Gestão Social (Neapegs), vinculado ao DAE.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Mozar José de Brito ressaltou ainda que a parceria insere a UFLA como uma das instituições fundadoras da Academia Internacional de Ciências Políticas, Administrativas e Estudos do Futuro, cuja criação está sendo articulada pela UAEM e pelas instituições que compõem a  Rede Internacional de Investigação.

De acordo com o professor e pesquisador da UAEM, Roberto Moreno Espinosa, coordenador da rede internacional, a parceria com a UFLA traz grandes expectativas. Com a cooperação, ele acredita em uma maior participação de estudantes e professores da UFLA nos congressos internacionais, que são organizados pela Rede desde 2010. O primeiro congresso foi no Centro Universitário Amacameca, um dos 15 campus da UAEM; o 2º evento foi em Puebla (México), e, em 2012, o 3ª congresso será em Hermosillo Sonora (México); e o 4ª evento será no Brasil, na Fundação João Pinheiro, em 2013.

UTRA Lavras é reinaugurada

A sede da Unidade Técnica Regional de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (UTRA), localizada no câmpus histórico da UFLA, foi reinaugurada na tarde do dia 17. O órgão é vinculado ao Ministério da Agricultura e tem como função fiscalizar e registrar produtos de origem animal e vegetal, bem como produtos agrícolas.

A solenidade de reinauguração contou com a presença do representante do Superintendente Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais, Humberto Ferreira de Carvalho Neto, e do reitor da UFLA, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes.

Durante a solenidade, os funcionários Leonardo Gianasi, Hélia Alves de Mendonça e Alaércio Marques Gouveia foram homenageados em razão da destacada atuação na UTRA.

De acordo com o chefe da UTRA Lavras, Paulo Marcos de Paula Lima, houve a revitalização da área antiga e construção de uma área anexa, ampliando o espaço original ao dobro do seu tamanho.

Cria Lavras traz medalhas do Brasileiro de Atletismo Sub 16

Chrystian Júnior saltou 1,80 m

Os atletas da equipe Cria/Minas Olímpica (parceria entre Prefeitura Municipal e UFLA) mantêm a tradição de trazer bons resultados em competições nacionais de atletismo. No período de 11 a 13 deste mês, eles participaram do Campeonato Brasileiro Caixa Sub 16 em Porto Alegre. A equipe foi formada por 20 atletas entre 13 e 15 anos.

Fernando e Pedro de Oliveira

O estudante Pedro de Oliveira conquistou a medalha de ouro nas provas combinadas (pentatlo), competindo nos 100 m com barreiras, salto em altura, arremesso de peso, salto em distância e 800 m rasos. Com o primeiro lugar, Pedro estabeleceu um novo recorde brasileiro para a prova (5390 pontos). O resultado do atleta foi muito comemorado pelo seu treinador e pai, professor Fernando Roberto de Oliveira (Departamento de Educação Física da UFLA), que se emocionou durante a entrega de medalhas.

No salto em altura, a estudante Jenifer Nicole saltou 1,70 m, perdendo apenas para o destaque feminino da competição, Ana Paula de Oliveira, da equipe de Maringá, que alcançou a altura de 1,78 m no salto e atingiu o recorde brasileiro da prova; porém, a atleta lavrense estava passando todas as alturas na primeira tentativa e sua performance foi aplaudida entusiasticamente pela plateia.

Pâmela: promessa do atletismo

Pâmela Simão André foi terceira no salto em distância (5,14 m). Com 14 anos, a atleta lavrense ainda tem um ano a mais na categoria. Ela desponta como uma promessa nacional do atletismo, podendo optar entre as provas combinadas, corridas e saltos, de acordo com o professor Fernando de Oliveira.

Seguindo a linha de saltadores em altura em Lavras, Chrystian Júnior de Paula conseguiu a medalha de bronze. Seu salto, 1,80 m, foi similar ao do segundo colocado, mas perdeu a posição em razão de um erro na altura de 1,70 m.